Casas de Formação

O Que é Ser Josefino?

É ser religioso consagrado tendo São José como seu modelo e protetor. “seguindo de perto o Divino Mestre, na prática dos Conselhos evangélicos”, vivendo “escondida e silenciosamente operosos à imitação de São José, grande modelo de vida pobre e obscura”, e dedicando-se ao apostolado ministerial que lhes é peculiar.

Por Que Ser Josefino?

Os Oblatos de São José, antes de qualquer outra coisa, procuram e amam a Deus, que os amou primeiro; escorçam-se em todas as circunstâncias para alimentar a vida escondida com Cristo em Deus. Portanto, cultivam com assiduidade o espírito de oração e a própria oração, buscando-os nas fontes genuínas da espiritualidade cristã.

Como a vida de quem adere a Cristo, assim a obra de quem tende a anunciá-lo aos irmãos ganha força e torna-se eficaz na medida em que cada um, com humildade e perseverança de esforços, consegue ser uma só coisa com Ele. “Plantemos, irriguemos, mas sobretudo tenhamos a pupila constantemente voltada para o grande Astro divino do qual promana o calor benéfico da fecundação sobrenatural”.

O sacerdócio tem a sua origem, os seus poderes e a sua grandeza no sacerdócio de Cristo. Todo sacerdote age no seu ministério “in persona Christi” e realiza atos que transcendem a eficácia natural. Por isso o Oblato considera como um “enorme benefício que Deus lhe concedeu tê-lo chamado para ser sacerdote na sua Igreja e seu colaborador na salvação das almas”.

E já que a dimensão sagrada do seu ser sacerdotal está totalmente voltada para a dimensão apostólica, ele está a serviço da comunidade eclesial e deve viver não para si, mas para os outros.

Processo de Formação Vocacional

Para os Oblatos de São José, elE se identifica com o ideal do Fundador: o seguimento do Divino Mestre e a dedicação aos interesses de Jesus na imitação de São José. Isto exige a entrega fiel e obediente á Divina Providência, a prática das virtudes da humildade e da simplicidade, a estima da vida escondida e operosa, num genuíno espírito de família.

A formação para a vida religiosa se realiza em sedes próprias através das seguintes fases obrigatórias: Aspirantado, Postulado, Noviciado, período da Profissão Temporária até a Profissão Perpétua.

Aspirantado – Anterior ao Postulantado, o Aspirantado coincide segundo os vários programas formativos das síngulas províncias dos Oblatos de São José, com a Escola Apostólica e Propedêutica, com o Seminário Menor, Universitário, High school e Curso Filosófico. Oferece aos candidatos um ambiente profundamente cristão, idôneo não só para uma séria verificação da vontade de Deus sobre cada um, mas também para cultivar germens do chamado à vida religiosa e sacerdotal na Congregação dos Oblatos de São José (C. 91; Rg 57).

O Aspirantado ou Escola Apostólica é uma fase privilegiada para a acolhida, o discernimento, o acompanhamento, a formação das vocações à vida religiosa e sacerdotal de nós Oblatos.

Definição – É um período de tempo dentro do discernimento vocacional, no qual o jovem demonstra excitação com relação à vida religiosa, e alguns têm os primeiros contatos com a congregação.

A congregação tem alguns objetivos muito precisos, por sua vez, adquire um conhecimento do jovem e de sua realidade, acompanha-o individualmente e em grupo, e lhe facilita alguma experiência na Escola Apostólica.

“O programa da Escola Apostólica prepara os candidatos para o Postulantado por meio de uma formação humana e cristã que os disponha a seguir Cristo com espírito generoso e coração puro” (C. 91).

Postulando – O Postulado é uma etapa obrigatória, tanto para quem vem da Escola Apostólica, como para aqueles que, com uma opção responsável, querem abraçar a Congregação.

Tem como finalidade estudar e avaliar a vocação religiosa de modo que conduza às portas do Noviciado com uma aceitação explicita e convicta da própria vocação.

O Postulado se inicia com um pedido explícito do candidato e a aceitação do Provincial, com um ato oficial previsto no Ritual da Congregação. Desenvolve-se normalmente numa Casa destinada para isso pelo Provincial e tem uma duração mínima de seis meses, nunca ultrapassando dois anos.

NOVICIADO – O Noviciado, com o qual se inicia a vida no Instituto, tem como finalidade fazer com que os Noviços adquiram mais consciência da vocação divina própria do Instituto, experimentem o estilo de vida, forme a mente e o coração segundo o seu espírito; e ao mesmo tempo verificar suas intenções e sua idoneidade (Cân. 646).

Conduzidos pelo Mestre, em fraterna vida em comum, os noviços se educam para a oração e a meditação especialmente da Sagrada Escritura, nutrem-se na fonte da Liturgia, estudam mais profundamente a espiritualidade e a história da Congregação, a natureza e as obrigações dos votos (Cân. 652§2). Conforme os ensinamentos do Fundador, “as atividades intelectuais sejam oportunamente alternadas com atividades manuais”.

O Noviciado começa canonicamente com o ato oficial previsto pelo Ritual da Congregação. Para ser concluído com validade, deve durar doze meses, na sede destinada para este fim.

Juniorato – período em que a pessoa é incorporada à Congregação e inserida em sua missão. Integrando-se plenamente na vida, ele aprende a viver sua consagração a Cristo na realidade concreta da vida diária.

Pela profissão dos votos públicos o jovem se compromete a viver os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência de acordo com a Regra de Vida, e colocar sua vida inteiramente a serviço da Igreja. Pela profissão dos votos religiosos toda sua vida se torna um ato de culto a Deus e um compromisso de participar plenamente na vida, missão e autodoação de Cristo para a salvação de todos.

Seminário N. Sra de Guadalupe – Ourinhos SP

Diocese de Ourinhos
Rua amazonas 1119 – Vila Perino | Ourinhos-SP
Contato: (14) 3335.2222
santuarioguadalupe@uol.com.br
http://santuarioguadalupeourinhos.blogspot.com.br

Seminário Josefino Pe. Pedro Magone – São Paulo SP

Juniorato Padre Pedro Magnone
Rua Marechal Pimentel, 24 – Sacomã | São Paulo-SP
Contato: (11) 2272.4475

Noviciado Padre Calvi – Cascavel PR

Arquidiocese de Cascavel
Rua Jequetibá, 903 – Recanto Tropical | Cascavel PR
Contato: (45) 3226.4151

Centro Juvenil Vocacional – Londrinha PR

Arquidiocese de Cascavel
Rua Jequetibá, 903 – Recanto Tropical | Cascavel PR
Contato: (45) 3226.4151