BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PADRE JOSÉ CALVI

Se passaram 10 anos ...Uau!!! Parabéns!!!

( 07 Abril 2007 - 07 Abril de 2017 )

 JUVENTUDE E AMIGOS QUEREMOS COMEMORAR COM VOCÊ!

A biblioteca Comunitária Padre José Calvi situa-se próximo a áreas residenciais e bairro da periferia ( Vila Sabrina - SP ), na rua Crisciuma, 361 - Vila Sabrina, SP ( Zona Norte ). Ponto de Referência: Centro Pastoral São José Marello e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A biblioteca comunitária não recebe nenhum apoio governamental. Ela sobrevive por meio de doações e trabalho voluntário. Sem auxílio de um profissional bibliotecário. Podemos assim chamar Gestor comunitário = Membro(s) da comunidade de forma autônoma/voluntária, que gerencia e organiza o acervo + projetos educativos/social. + divulgação + intercambio.

É utilizado um sistema informal de empréstimo que dispensa funcionário(s): nesse sistema, o próprio interessado solicita/escolhe seu livro no local, blog PJV, Internet ( redes sociais ) e retira a obra, entregando-a a cada 15 dias renováveis. Procura-se no empréstimo do livro ou esquecer livros na cidade de SP, sempre exercitar a cidadania e o senso de responsabilidade de cada um.

Normalmente, o acervo de livros na biblioteca são classificadas, de modo a facilitar a localização e consulta por parte do usuário(s) e quem organiza. A classificação pode obedecer diversos critérios, a mais comum utilizada no momento: classificação por assuntos, e dentro do mesmo assunto, por nome do autor e título (alfabeticamente).

A biblioteca encontra-se ligado a atividades de ação cultural, o que, na prática torna a biblioteca comunitária essencialmente única:

1 - Livro Livre = Esquecer livros nos principais pontos culturais de SP.

2 - Promover Saraus ( Leitura de poesia, música, dança, teatro, ... ).

3 - Biblioteca Itinerante ( Levar o livro(s) facilitando seu encontro ).

4 - Educação Inclusiva ( Divulgação e empréstimo de livros em braille ).

5 - Intercambio com outras instituições.

PROPOSTA DA BIBLIOTECA

1 - Incentivo à educação e promoção da cidadania.

2 - Troca e fluxos de informação.

3 - Inclusão informacional.

4 - Amadurecimento das relações sociais.

5 - Proporcionar o crescimento pessoal do voluntário.

6 - Combate a desigualdade de acesso à informação.

7 - Criar um espaço cultural na comunidade.

8 - Estimular a leitura.

9 - Contribuir para a formação cidadã de crianças, jovens, adultos, idosos.

10- Ações de promoção à cidadania, educação, cultura.

ATENDIMENTO

Comumente a biblioteca comunitária atende numa sala do Centro Pastoral São José Marello, abrindo nos finais de semana, horário quando ocorre a catequese, onde ocorre maior movimento de crianças, jovens e adultos. Quando também são solicitados livros via internet ou telefone. Estas características demonstram a proximidade e a comunidade usuária, refletindo no atendimento e a integração social existente.

SERVIÇO

Aceitando-se que se vive em um país onde livros e outros materiais informativos são considerados caros em comparação com o poder aquisitivo da maioria dos leitores. O surgimento da biblioteca possibilita o contato com os livros que não podem ser adquiridos pelo leitor.

CONCLUSÃO

A razão da biblioteca comunitária é contribuir para a formação do leitor. Um espaço de entrada para o conhecimento e do despertar para a leitura, capaz de fornecer condições para o desenvolvimento educacional e cultural do leitor.

"Se as bibliotecas não representassem um dos vínculos do homem com sua obra, sua importância se diluiria, deixando de ser espaço privilegiado para estabelecer as relações de saber e poder. Portanto a necessidade de produzir, reproduzir e difundir, o resultado da atividade criadora do homem". (VERRI,1996,P.29)

UM PENSAMENTO PARA ILUMINAR E AQUECER

Segue um pensamento de um grande santo para iluminar a mente:

"Educar é iluminar a mente e aquecer o coração no amor de Deus" (São José Marello)

FOTO(S): by, Benjamim - PJ

Ainda não há comentários.

Comente