Associação São José Guarda do Redentor

1. OBJETIVO GERAL DA ASSOCIAÇÃO SÃO JOSÉ GUARDA DO REDENTOR.

Em comunhão com a Igreja reiteramos que “É para nós uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar.  Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de “participar” na economia da salvação”. (São João Paulo II. Redemptoris Custos)

Associação São José Guarda do Redentor, em comunhão com a Igreja, compartilha os mesmos objetivos e se coloca a serviço da Igreja e da Sociedade, objetivando a construção de uma sociedade cada vez mais justa e em sintonia com os interesses de Jesus, divulgando o exemplo e os ensinamentos de São José, Pai de Jesus, Esposo de Maria e Protetor da Igreja e dos interesses de Jesus.

2. HISTÓRICO.

Associação São José Guarda do Redentor existe há vários anos, contribuindo na organização de eventos, tais como os Congressos Teológico Pastoral de São José,  e teve sua oficialização como em fevereiro de 2013 com a aprovação do seu estatuto social e a concretização de sua estratégia de ser uma instituição que acolhe membros e conta com a efetiva participação de formadores e formadoras, Presbíteros, Religiosos, Religiosas e Leigos/Leigas de diversas Congregações, Dioceses, Paróquias e  Instituições/Associações, além de acolher também os que a ela se associam como pessoas individuais.

Desde sua criação teve sua Sede Social localizada em Apucarana/PR, junto ao Santuário de São José e ao Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana, compartilhando com este sua estrutura organizacional e física: conta naquele local com recursos tais como a exposição iconográfica, capela, centro de formação, biblioteca, casa de acolhida e alojamento, auditórios, etc.

Em 2017 a Associação São José Guarda do Redentor, em conformidade com seus objetivos sociais e apostólicos, estrutura sua Filial Curitiba. Contamos agora com o apoio da Associação para promover encontros, retiros, etc, em Curitiba e Região, contanto, é claro, com a efetiva participação de todas as Associações, Congregações, Institutos, Centros Educativos, etc., que tenham São José como Patrono e, mais que isso, que desejem contribuir para que “cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar” como se expressou o Papa São João Paulo II.

Principais eventos que marcaram a caminhada da Associação São José Guarda do Redentor até o momento:

  • Fevereiro de 2013. Aprovação do Estatuto Social e formalização.
  • Setembro de 2014. A A.S.J.G.R participa da organização do IV Congresso Teológico e Pastoral de São José, realizado em Curitiba/PR.
  • Março de 2017. A A.S.J.G.R organiza este seu site institucional com o objetivo prover aos seus Associados, aos Estudiosos e aos Devotos de São José a oportunidade de receber formação e contribuir com a formação dos demais.

3. FINALIDADE E OBJETIVOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO SÃO JOSÉ GUARDA DO REDENTOR.

ESTATUTO. CAPÍTULO III — DOS FINS E OBJETIVOS SOCIAIS

Artigo 5° – A Associação tem por fins e objetivos sociais:

  1. Ser o ponto de encontro e interligação entre os devotos, simpatizantes, amigos, estudiosos de São José;
  2. Difundir a devoção de São José;
  3. Promover o estudo, a reflexão e pesquisa sobre a teologia de São José e sua espiritualidade, tanto no Brasil, quanto em outros países de língua lusófona;
  4. Recolher as diversas práticas devocionais, publicações, literatura, músicas, estampas e imagens, estudos, referentes a São José;
  5. Evidenciar o lugar de São José na teologia católica no mistério da Encarnação e Salvação ao lado de sua esposa Maria de Nazaré;
  6. Estabelecer ligação e intercâmbio com instituições congêneres nacionais e internacionais dedicadas à difusão da devoção e o estudo sobre São José;
  7. Contemplar outras finalidades similares, que visem divulgar e preservar os ensinamentos sobre São José e contribuir para o crescimento da Associação.
  8. Captar recursos, estabelecer parcerias com outras associações e empresas visando sua sustentação.

PARÁGRAFO ÚNICO – SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO:

1.1 – No desenvolvimento de suas atividades, a Associação observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

1.2 – Para cumprir suas finalidades sociais, a Associação se organizará em tantas unidades quantas se fizerem necessárias, em todo o território nacional, as quais funcionarão mediante delegação expressa da matriz, e se regerão pelas disposições contidas neste estatuto e, ainda, por um regimento interno aprovado pela Assembleia Geral.

1.3 – Esta Associação poderá defender os direitos inerentes à sua classe e sub classe em âmbito nacional, conforme regra prevista no art. 103, inc. IX da Constituição Federal.

Artigo 6º – Para atingir os fins e finalidade sociais, a Associação desenvolverá as seguintes funções e atividades:

  1. Promover atividades, visando divulgar, tanto entre seus Associados, quanto entre os devotos e seus simpatizantes a figura e missão de São José;
  2. Facilitar e promover intercâmbios e contatos entre os Associados e entre estes e outras instituições afins, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais;
  3. Patrocinar, apoiar, organizar ou realizar Congressos, Simpósios, Jornadas, Cursos e Reuniões e outras formas de Encontros para formação, especialização e aperfeiçoamento de seus integrantes.
  4. Organizar e promover, normalmente a cada três anos, o Congresso Teológico Pastoral sobre São José;
  5. Organizar, editar, imprimir e/ou distribuir publicações próprias ou de terceiros;
  6. A Associação se dedicará às suas atividades através de seus administradores e associados, e adotará práticas de gestão administrativa, suficientes a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens, lícitas ou ilícitas, de qualquer forma, em decorrência da participação nos processos decisórios, e suas rendas serão integralmente aplicadas em território nacional, na consecução e no desenvolvimento de seus objetivos sociais, podendo para tanto promover ações administrativas e/ou judiciais em nome de seus associados.
  7. Fica convencionado que esta Associação poderá promover ações judiciais, inclusive aquelas previstas na Lei 7.347/1985 e na regra contida no art. 102, inc. I da Constituição Federal, bem como, outras que possam representar o interesse coletivo e/ou difuso.
  8. Outras atividades afins, aqui não relacionadas.

4. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ASSOCIAÇÃO SÃO JOSÉ GUARDA DO REDENTOR.

  • Razão Social: Associação São José Guarda do Redentor
  • CNPJ: 22.207.350/0001-66
  • Sede Social: Está localizada à Rua Arthur Bernardes, 600. Apucarana/Paraná. CEP. 86.808-060.
  • Filial Curitiba. Rua Rua João Bettega, 796 – Portão. CEP 81070-000 Curitiba PR. (41) 3229.1181
  • Site oficial: oguardadoredentor.wordpress.com
  • E-mail oficial: oguardadoredentor@gmail.com
  • Dados bancários:
    • BANCO DO BRASIL
    • AG.: 0355-7
    • C/C – 77.932-6

Para maiores informações consultar o site da Associação usando o link abaixo:

https://oguardadoredentor.wordpress.com/