“Assim, também, as nossas escolas e obras sociais devem cultivar as virtudes da Família de Nazaré nos processos de gestão administrativa, pedagógica e pastorais.”
(CASA ESCOLA DE NAZARÉ, 03)
São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, dizia aos pais que era necessário “educar a mente e o coração” dos seus filhos (SANTIAGO E MIGLIETA, 2011, 8). Desta forma, sempre teve uma atenção especial e uma paixão pelos jovens. De tal maneira, entende-se que esse era objeto principal do seu apostolado, fruto de um contexto social, e um apelo temporal dos chamados “santos piemonteses” que tinham um olhar voltado para a juventude de seu tempo.
O artigo 65 das constituições dos Oblatos de São José (1988) diz que “a Congregação caminha nos caminhos de Deus e nas diretrizes traçadas pelo fundador quando consegue preparar membros capazes de animar e educar a juventude” (CONSTITUIÇÕES DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ, 1988, art. 65).
Grande imitador de São José, pai-educador de Jesus, o fundador quis que seus oblatos fossem também fiéis no desejo de “cuidar dos interesses de Jesus”, assim como fez São José. Era sua convicção que o segredo da evangelização do mundo estava na formação integral da juventude. José Marello dizia: “É preciso educar os jovens à firmeza nos propósitos, à fidelidade ao compromisso e ao espírito de luta” (SANTIAGO E MIGLIETA, 2011, 10).
É neste conjunto de argumentos que surge a necessidade de se discutir a forma com que o Apostolado Educacional pode atingir estes corações, de maneira a educar os sentimentos e afetos de cada um deles, transformando em “virtuosos cidadãos”, como também dizia Marello (SANTIAGO E MIGLIETA, 2011, 15). Entendemos, portanto, o Apostolado Educacional como a ação evangelizadora organizada dentro de um contexto escolar e temos como herança do nosso fundador São José Marello esse grande desejo de educar a juventude na sua integralidade.
Percebemos o papel do Apostolado Educacional como fomentadora dos valores josefinos-marellianos e molas propulsoras que ajudam as crianças, jovens, adolescentes e toda a comunidade educativa, a serem “verdadeiros cristãos e cidadãos virtuosos” (SANTIAGO E MIGLIETA, 2011,17).
Colégio São José – Apucarana(PR)
Colégio O Girassol – Apucarana(PR)
Rua Hermes da Fonseca, 601 – Jardim Trabalhista | Apucarana PR
Contatos: (41) 3247-220
Site O Girassol
Colégio Bagozzi – Curitiba(PR)
Rua João Bettega, 15 – Portão | Curitiba PR
Contatos: (41) 3026-2144
Site Bagozzi Curitiba
Centro Social Marello – Curitiba(PR)
Rua Miguel Abrão, 45 – Portão | Curitiba PR
Contatos: (41) 3082-2145
Site Centro Social Marello
Centro de Educação Infantil Menino de Nazaré – Curitiba(PR)
Rua Antonio Ferreira, 112 – Portão | Curitiba PR
Contatos: (41) 3247-220
Site Menino de Nazaré