Configurado a Cristo para amar e servir: Matheus Alves Baliski, OSJ, é ordenado presbítero

Ordenação presbiteral do diácono Matheus Alves Baliski, OSJ

No dia 7 de março de 2026, às 18h, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Portão, em Curitiba (PR), a Igreja Católica e a Congregação dos Oblatos de São José celebraram com alegria a ordenação presbiteral do diácono Matheus Alves Baliski, OSJ.

A celebração aconteceu na igreja matriz da paróquia e reuniu um grande número de familiares, padres, religiosos(as), amigos(as) e fiéis da comunidade paroquial e de outras paróquias onde o diácono exerceu seu serviço pastoral. Todos se reuniram para testemunhar esse momento singular de entrega e configuração a Cristo Jesus.

A Santa Missa com o rito de ordenação foi presidida por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba.

ordenação presidida por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba.

A Palavra de Deus na vida do sacerdote

Durante a homilia, o arcebispo destacou a centralidade da Palavra de Deus na vida sacerdotal. Segundo ele, é a Palavra que conduz o padre à intimidade com o Pai e, a partir dessa experiência, o capacita a levar consolo e esperança àqueles que Deus confia aos seus cuidados.

Dom Peruzzo também ressaltou que cada palavra dirigida ao povo de Deus deve nascer de uma profunda experiência com o Senhor. Para isso, o sacerdote precisa abrir-se ao amor de Deus, superando os amores superficiais do mundo, para se tornar aquilo que o povo de Deus realmente necessita.

Configurado a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o novo presbítero recebe a missão de ensinar, santificar e conduzir os fiéis, por meio da liturgia e dos sacramentos, ao caminho da santidade.

Vocação e resposta ao chamado de Deus

Apesar da pouca idade, o padre Matheus demonstra uma espiritualidade profunda e uma sensibilidade que aproximam aqueles que o encontram da figura paterna e misericordiosa de Deus. Por meio de sua vida, testemunho e palavras, busca tornar visível o amor de Deus àqueles que necessitam de sua graça.

Em entrevista sobre sua caminhada vocacional e sobre o lema de sua ordenação, inspirado em Isaías 6,8, ele partilhou:

“Este versículo retrata a vocação de Isaías, um homem surpreendido pela manifestação de Deus em sua vida. Assim também foi comigo: o chamado de Deus me surpreendeu, e sua força se manifestou em minha fraqueza, despertando-me para amá-lo e servi-lo de todo o coração. ‘Eis-me aqui’ é uma resposta de amor de quem se sente completamente amado, chamado e escolhido.”

O novo sacerdote também recordou que, na infância, teve muitos sonhos profissionais.

“Já pensei em ser mecânico e abrir uma oficina com meu irmão e meu pai. Pensei em ser médico, dentista, psicólogo e pai de família. Mas também sonhei em ser padre, quando ainda era coroinha, por volta dos dez anos. Com o passar dos anos, percebi que não era apenas um sonho meu, mas o sonho de Deus em mim.”

Segundo ele, corresponder a esse chamado foi a escolha mais feliz de sua vida.

Uma mensagem aos que sentem o chamado de Deus

Ao falar com aqueles que sentem inquietação vocacional, o padre Matheus deixou uma mensagem de encorajamento:

“Engana-se quem pensa que servir a Deus é perda de tempo ou que haverá somente renúncias. Quando Ele chama e decidimos corresponder, ganhamos cem vezes mais. Vale a pena deixar ‘tudo’ pelo ‘Tudo’. As dúvidas e medos sempre existirão, mas a graça de Deus é sempre maior.”

Primeira Missa

Primeira Missa do Pe. Matheus Baliski, na matriz da Paróquia Santa Edwiges – Curitiba

No dia seguinte, 8 de março de 2026, às 8h, na matriz da Paróquia Santa Edwiges, no bairro Caiuá, em Curitiba, o padre Matheus presidiu sua primeira Santa Missa. A celebração reuniu numerosos padres, familiares, religiosos(as), amigos(as) e fiéis de sua comunidade de origem.

A ordenação sacerdotal e a primeira missa marcam o encerramento de um ciclo de formação, vivido com dedicação, confiança na graça de Deus e perseverança. Ao mesmo tempo, representam o início de uma nova etapa: o ministério sacerdotal, marcado pelo amor e pela doação.

Durante a homilia da primeira missa, o padrinho de ordenação do novo sacerdote, padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco, recordou um ensinamento de São José Marello, fundador dos Oblatos de São José.

Segundo ele, o carisma josefino pode ser resumido na expressão:

“Cartuxo em casa e apóstolo fora.”

Ou seja, o sacerdote é chamado a cultivar uma profunda vida interior marcada pela oração, silêncio, estudo e recolhimento e, ao mesmo tempo, dedicar-se generosamente ao serviço pastoral.

Como recordou o padrinho de ordenação:

“A profundidade interior é o poço. O ativismo sem interioridade é um poço seco.”

Primeira Missa do Pe. Matheus Baliski

Rezemos por seu ministério

Que o padre Matheus encontre sempre em Jesus Cristo o modelo de sua vida e ministério, reconhecendo no povo de Deus o rebanho confiado aos seus cuidados para amar, servir e conduzir.

Rezemos por sua vida e missão sacerdotal, para que, como recorda o rito de ordenação:

“Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição.”
(Pontifical Romano, n. 153)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *