O apostolado josefino tem como função a elaboração e divulgação de materiais de reflexão sobre a Josefologia, abordando a pessoa, a missão e a santidade do Guarda do Redentor e Ministro da Salvação. Além disso, proporciona aos seus devotos a vivência e o cultivo da Espiritualidade, enriquecida pela Espiritualidade Marelliana, haurida de São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José. Neste registro, a obra de referência para esta missão é o Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana (CEJM): um espaço de irradiação e convergência da Teologia e Espiritualidade Josefina.
Esta obra é dirigida por religiosos pertencentes à Província brasileira Nossa Senhora do Rocio, os quais são motivados pela inspiração de seu fundador, de viver e propagar a Pessoa e Espiritualidade de São José, se comprometendo em honrá-lo e amá-lo, imitando as suas virtudes e divulgando a sua devoção, em vista do cuidado dos interesses de Jesus.
O Papa São João Paulo II, na Exortação Apostólica Redemptoris Custos, afirma que a pessoa de São José oferece uma renovada presença na Igreja de nosso tempo e o seu patrocínio deve ser levado em consideração para um renovado empenho de evangelização (Cf. RC, N. 29). E ainda, o Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Patris Corde, deixou claro que “todos podem encontrar em São José, o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana, discreta e escondida, um intercessor, um sustento e um guia nos momentos de dificuldades”.
Em vista disso, o CEJM busca oferecer o que de melhor foi e continua sendo produzido sobre essa figura fascinante, escolhida especialmente por Deus para uma sublime missão: São José, que foi por muito tempo apresentado por visões redutivas, que não sãos justificáveis atualmente. Dessa maneira, muitas reflexões josefológicas já foram apresentadas de diversas maneiras, sejam por meio de livros, Congressos Internacionais, Simpósios, entre outras ações. E nós continuamos levando tudo isso adiante, para que São José seja mais conhecido e, por consequência, sua esposa, a Virgem Maria, e seu filho, Jesus, sejam mais conhecidos e amados