OREMOS PELA CONVERSÃO E PURIFICAÇÃO DE TODOS

É importante orar pelas almas do purgatório!

Durante o mês de novembro, à Igreja convida rezarmos de maneira muitíssima especial pelas santas Almas que, agora, padecem no purgatório. Para entendermos melhor a questão do purgatório, devemos saber as duas consequências que o pecado causa em nossa alma. A primeira consequência, chamada de “pena eterna” é a privação da comunhão com Deus. Ao pecarmos mortalmente tornamo-nos inimigos do Senhor e para que nos reconciliemos e voltemos ao estado de graça, basta confessarmos. A segunda consequência, é a “pena temporal”. O pecado, quando cometido, deixa uma marca em nossa alma, está marca só pode ser purificada nesta terra, por meio de atos de caridade, oração e penitência, ou então no purgatório, após nossa morte.

O purgatório é o local onde as almas justas, isto é, que morreram em amizade com Deus, se dirigem para, antes de entrar no céu, se purificarem das penas temporais que seus pecados na terra deixaram. Uma alma no purgatório, mesmo que em uma visão geral já esteja destinada à Glória Celeste, não passa esse estado de purificação em uma colônia de férias. Santa Catarina de Gênova afirma que no purgatório, a alma sofre “tanta dor quanto no inferno”.

Como é de se imaginar, o purgatório é um local de muita angústia, sendo o único consolo da pobre alma que um dia sairá do purgatório e poderá ver Deus face a face. As almas padecentes não podem fazer mais nada para si. Sendo assim, dever do bom católico rezar por essas almas para que possam ser aceitas no céu o quanto antes. A Igreja recomenda que o fiel ofereça esmolas (obras de caridade), indulgências e obras de penitências pelas almas dos fiéis defuntos, oferecer Santas Missas também é o maior e mais eficaz ato que podemos oferecer. Se rezarmos por essas almas, certamente, depois de admitidas no céu, ganharemos muitos intercessores juntos de Deus, que rogarão minuto a minuto por nós e pela nossa alma.

Por: Luan Carlos Viégas
Postulante dos Oblatos de São José

SÚPLICA A JESUS CRISTO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO:

Dulcíssimo Jesus, pelo suor de sangue que derramastes no horto das Oliveiras; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores da vossa crudelíssima flagelação; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores da vossa coroação de espinhos; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes no caminho do Calvário; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores de vossa penosíssima agonia; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas imensas dores que sentistes expirando na cruz; tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas últimas gotas de sangue do vosso amantíssimo Coração transpassado pela lança; tende piedade das almas do purgatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *