São José: um homem de fé e oração, modelo para os pais

O exemplo de José, através de sua vida de fé dinâmica e obediente e oração constante, é um lembrete poderoso do papel espiritual que os pais podem desempenhar nas famílias de hoje”, assim afirma o Frei Ericson. Confira o texto na íntegra:

É comum ouvir falar hoje de crises de liderança espiritual e moral. Facilmente isso é percebido em casa, onde geralmente tem início. Alguns de seus frutos amargos são a alta taxa de criminalidade, os lares desfeitos e jovens que não acreditam mais na religião institucionalizada.

Voltando-nos para São José, podemos oferecer uma solução com o convite dirigido aos pais para uma vida de fé e oração. Vislumbramos sua fé em ação no Evangelho de São Mateus.

Primeiro, nós o encontramos em dúvida sobre se desligar de Maria em silêncio porque ela estava grávida de um filho que, biologicamente, não era dele. No entanto, “enquanto pensava nessas coisas”, eis que o anjo do Senhor lhe revelou em sonho a verdadeira paternidade de Jesus. José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher (cf. Mt 1,24). De igual modo, após a visita dos magos, o anjo do Senhor apareceu a José em sonho. Desta vez, ele informou a José que o rei Herodes estava procurando por Jesus para matá-lo, visto que ele via “o recém-nascido Rei dos judeus” como uma ameaça direta ao seu governo. José foi instruído a fugir para o Egito com Jesus e Maria. Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite e partiu para o Egito (cf. Mt 2,14). Temos que notar aqui, pois, como José não hesitou em obedecer e realizar a vontade de Deus, sem medo.

Agora, para responder a Deus com tal fé, José certamente foi um homem de profunda oração. Depois de todas as vicissitudes encontradas na volta do Egito, podemos imaginar José louvando o Senhor em casa, com sua família; em sua carpintaria com Jesus e em Nazaré na sinagoga no sábado com seus companheiros de aldeia.

O exemplo de José, através de sua vida de fé dinâmica e obediente e oração constante, é um lembrete poderoso do papel espiritual que os pais podem desempenhar nas famílias de hoje. Em muitos lares católicos, a liderança espiritual é considerada responsabilidade particular, e até exclusiva, da mãe. Pode acontecer de apenas a mãe ler as histórias da Bíblia e liderar a recitação do rosário e as orações noturnas com os filhos quando são pequenos. Pode acontecer que apenas a mãe se envolva na comunidade e leve os filhos para a igreja. Muitas vezes são apenas as mães se envolvem nos eventos religiosos da vida dos filhos.

Independentemente da situação, São José, como pai, chama os pais a voltarem-se para Deus, não simplesmente complementando uma função interpretada equivocadamente como pertencente à mãe, mas de uma maneira profundamente significativa, levando o resto de suas famílias na direção de uma vida de fé e oração para o caminho da realização plena dos seus.

Frei Ericson Kasilag Alfante, OSJ
Juniorista. Missionário Oblato filipino no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *