Caminhando, com São José, na estrada de Jesus. (Semente Josefina. Julho 2019)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês

Caminhando, com São José, na estrada de Jesus.

 Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais, com a vida e com as palavras, que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”.  (Papa Francisco, mensagem aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José. 31/08/2018)

Seguindo as orientações do nosso Pai Fundador, São José Marello, sempre fomos motivados a contar com a presença amiga de São José em nossa caminhada cristã. E por ocasião do anúncio do “Ano de São José: 19/03/2019 a 19/03/2020” o Padre Jan Pelczarski, Superior Geral dos Oblatos de São José, nos exortava a confiar sempre mais na presença de São José em nosso meio, e nos indicou dois Ensinamentos de São José Marello para nortear o Ano de São José:

“Vamos juntos a José e rezemos uns pelos outros, e nosso santo Patriarca obtenha de Deus, para todos, toda a graça oportuna”. (São José Marello)

“Diremos, portanto, ao nosso Grande Patriarca: Eis-nos todos para Ti e Tu sê todo para nós. Ensina-nos Tu o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduze-nos aonde a Divina Providência quer que cheguemos. Seja longo ou breve o caminho, plaino ou acidentado, vejamos ou não com nossos olhos a meta, depressa ou devagar, contigo estamos seguros de andar sempre bem”.  (São José Marello)

Também o Papa São João Paulo II, ao escrever a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, nos exortava a confiar em São José de tal modo que deixemos que ele seja para nós um “mestre singular no nosso serviço”, e que “nos indique os caminhos” a percorrer no novo milênio, então para ele um evento próximo e para nós já uma realidade. Ouçamos:

O Concílio Vaticano II procurou sensibilizar-nos novamente a todos para “as grandes coisas de Deus” e para aquela “economia da salvação” de que São José foi particularmente ministro. Recomendando-nos, pois, à proteção daquele a quem o próprio Deus “confiou a guarda dos seus maiores e mais preciosos tesouros”, aprendamos com ele, ao mesmo tempo, a servir a “economia da salvação”. Que São José se torne para todos um mestre singular no serviço da missão salvífica de Cristo, que, na Igreja, compete a cada um e a todos: aos esposos e aos pais, àqueles que vivem do trabalho das próprias mãos e de todo e qualquer outro trabalho, às pessoas chamadas para a vida contemplativa e às que são chamadas ao apostolado. O homem justo, que trazia em si o patrimônio da Antiga Aliança, foi também introduzido no “princípio” da nova e eterna Aliança em Jesus Cristo. Que ele nos indique os caminhos desta Aliança salvífica no limiar do próximo Milênio, durante o qual deve perdurar e desenvolver-se ulteriormente a “plenitude dos tempos” própria do mistério inefável da Encarnação do Verbo”. (Papa São João Paulo II. Redemptoris Custos, 32).

Também o Papa Francisco, em sua mensagem dirigida aos participantes no Capítulo Geral dos Oblatos de São José, em 31/08/2018, nos exortava à fidelidade ao nosso “peculiar carisma de reproduzir na vida e no apostolado o ideal de serviço, do modo como o viveu São José de Nazaré”:

“O Capítulo Geral de um Instituto de vida consagrada é um especial momento de graça, certamente para os seus membros e as suas comunidades, mas também além deles, para muitas realidades eclesiais, paróquias, famílias, agregações laicais de vários modos ligadas. A missão que vos foi transmitida pelo Fundador, São José Marello, manifesta o vosso peculiar carisma de reproduzir na vida e no apostolado o ideal de serviço, do modo como o viveu São José de Nazaré. Começando pela imitação do seu estilo de vida discreto, humilde e laborioso. Ele viveu com fidelidade e simplicidade a sua vocação de guardião de Maria e de Jesus. Esteve próximo da sua Esposa nos momentos jubilosos e nos difíceis, e juntamente com Ela estabeleceu uma maravilhosa familiaridade com Jesus, que nunca perdia de vista.

Ricos da simplicidade laboriosa de São José, estais chamados a ser no mundo testemunhas de uma mensagem peculiar, de uma consoladora boa notícia: ou seja, que Deus se serve de todos, preferindo os mais pequeninos e humanamente desprovidos, para implantar e fazer crescer o seu Reino. A perspectiva de servir Jesus na Igreja e nos irmãos, com particular atenção aos jovens e aos mais humildes, possa orientar sempre a vossa vida e a vossa alegria.

Portanto, encorajo-vos a continuar a viver e a trabalhar na Igreja e no mundo com as virtudes simples e essenciais do Esposo da Virgem Maria: a humildade, que atrai a benevolência do Pai; a intimidade com o Senhor, que santifica toda a obra cristã; o silêncio e o escondimento, unidos ao zelo e à laboriosidade a favor da vontade do Senhor, no espírito daquela feliz síntese que Marello vos deixou como lema e programa: «Sede cartuxos em casa e apóstolos fora de casa». Este ensinamento, sempre vivo no vosso espírito, chama todos vós, estimados irmãos, a conservar nas casas religiosas um clima de recolhimento e de oração, favorecido pelo silêncio e por oportunos encontros comunitários. O espírito de família consolida a união das comunidades e da Congregação inteira.

São José Marello exortava os seus filhos espirituais a pôr em primeiro lugar o amor e a obediência aos ensinamentos e às diretrizes do Sumo Pontífice. Aqueles eram tempos de racionalismo intolerante de qualquer dogma espiritual; a nossa época é de relativismo alastrador que mina na base o edifício da fé e despoja de significado a própria ideia de fidelidade cristã. Portanto, é mais atual do que nunca o mandato do vosso Fundador, a sermos em toda a parte testemunhas de amor e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais com a vida e com as palavras que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã.

A intercessão dos dois Josés, o Padroeiro da Igreja universal e o vosso Fundador, torne frutuoso o trabalho do Capítulo. Sustenha a missão da Família Marelliana: Oblatos, Oblatas, agregados e leigos que compartilham a vossa espiritualidade”.

Confiantes na orientação do Papa Francisco, que indica a contarmos com a “intercessão dos dois Josés, digamos sempre com confiança: “Indica-nos, São José e São José Marello, o caminho. Sustenta-nos a cada passo e conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos”.

Com São José, e com São José Marello, caminhemos na estrada de Jesus.

4 Reflexão e Partilha

Partilhar sobre as palavras do Papa Francisco: “Às pessoas de todas as partes do mundo e em particular aos jovens, aos quais se dirige em grande parte o vosso apostolado, vós ensinais, com a vida e com as palavras, que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”

5 Compromisso do Mês

Testemunhar, “com a vida e com as palavras, que o exemplo de José de Nazaré, consagrado plenamente ao serviço de Jesus, ainda é o caminho mais simples, mais seguro e mais fascinante para realizar plena e jubilosamente a vida e a vocação cristã”.

6 Oração Final

Para acessar a versão impressa desta Semente Josefina clique no link abaixo:

  • Semente Josefina – 2019 – 06 
    • Semente de Espiritualidade Josefina.
    • Julho 2019.
    • Tema do mês: Caminhando com São José, na estrada de Jesus.
  • Seed English July 2019
    • JOSEPHITE SPIRITUALITY SEEDS.
    • July 2019. 
    • Theme of the Month: Walking, with Saint Joseph, on the road to Jesus.
  • Seed It Luglio 2019
    • SEMI DI SPIRITUALITÀ GIUSEPPINA. 
    • Luglio 2019. 
    • Tema del mese: Camminando, con San Giuseppe, sulla strada di Gesù
  • Seed Esp Julio 2019
    • SEMILLAS DE ESPIRITUALIDAD JOSEFINA.
    • Julio 2019
    • Tema del Mes: Caminando, con San José, en las huellas de Jesús.