Estatutos do Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana
I. INTRODUÇÃO
- A Congregação dos Oblatos de São José, fundada por José Marello, tem como um dos aspectos do seu carisma levar os seus religiosos a “reproduzir na vida e no apostolado o mistério cristão como o viveu São José”, empenhando-se na difusão de sua devoção e no aprofundamento de uma sólida base doutrinal de sua teologia (C.3 RG 41).
- Para objetivar as inspirações do fundador, a Congregação serve-se de um organismo que se empenha em promover a participação de todos os devotos de São José, com a finalidade de aprofundar o conhecimento da missão do Guarda do Redentor e de sua pessoa no Plano da encarnação e de reavivar a vida da Igreja com a prática das virtudes evangélicas de São José (C. 75).
- O Espírito Santo suscitou na igreja, o São José Marello para difundir com sua vida e com a Congregação dos Oblatos de São José que ele fundou, a glória de Deus e o testemunho cristão, na imitação de São José, através da humildade, do trabalho e da adesão aos interesses de Jesus no serviço à Igreja.
- Os Oblatos de São José alimentam e coordenam o apostolado Josefino na Província Nossa Senhora do Rocio, favorecendo uma sadia devoção a São José e uma sólida Josefologia para os leigos cristãos, na sociedade e na Igreja, mediante uma sede própria denominada Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana- CEJM – (RP 48 e 50).
II. OBJETIVOS E FINS
- O Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana, constituiu-se como um ponto de irradiação e da difusão de estudos, pesquisas e reflexões sobre teologia Josefina, assim como do cultivo e de difusão da Espiritualidade Josefino-Marelliana, de celebrações e da devoção a São José.
- Sediado em Apucarana-PR, o Centro de Espiritualidade é mantido pela Congregação dos Oblatos de São José que coordena o seu funcionamento e suas atividades, sob a responsabilidade de um de seus religiosos nomeados pelo Provincial.
- Procura aprofundar e refletir sobre a pessoa e o lugar de São José no projeto de Deus e dentro da Igreja, através da Josefologia e de todas as formas científicas de análise da fé.
- Oferece aos leigos, sacerdotes, religiosos, grupos, movimentos e associações à possibilidade de aprofundar a doutrina e de alargar os horizontes pastorais com o enriquecimento da teologia, da espiritualidade e da devoção Josefina.
- Como lugar privilegiado para o conhecimento e a valorização daquele que é o “depositário e cooperador do mistério providencial de Deus”, e ciente de que o Patrono universal da Igreja tem muito para dizer e ensinar na santificação e atuação dos cristãos na Igreja, na santificação das famílias, no mundo do trabalho e na vida contemplativa, o Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana se propõe, em consonância com a Exortação Apostólica de João Paulo II, “Redemptoris custos”, cultivar e oferecer as riquezas sobre a figura e missão de São José na vida de Cristo e da Igreja, através de diligentes estudos para serem também pastoralmente utilizados por toda a Igreja, assim como oferece a sadia visão e implementação da espiritualidade Josefino-Marelliana para a vida dos cristãos.
- O Centro de Espiritualidade propõe-se oferecer a todos os cristãos:
- Estudo sobre a pessoa e a missão de São José na história da salvação;
- Formação, reflexões e celebrações Josefinas;
- Simpósios e semanas de estudos Josefinos;
- Aprofundamento sobre a presença do “Guarda do Redentor” na teologia, na liturgia, na arte e nos seus diversos títulos;
- Promoção do diálogo ecumênico para estudar e aprofundar o papel de José nos planos de Deus.
- Valorização e auxílio para as Pastorais Josefinas Específicas da Província.
- O Centro de Espiritualidade mantém em sua sede própria uma biblioteca e uma organização de estudo, de pesquisa e de consultas para todos os interessados no conhecimento dos estudos Josefológicos e da espiritualidade Josefino-Marelliana.
- Empenha-se em suscitar, incentivar e divulgar estudos especializados da temática Josefina em suas várias dimensões como teológica, sociológica, iconográfica, folclórica, antropológica, pastoral, devocional, artística e literária, assim como proporciona estudos, pesquisas e aprofundamento na dimensão da espiritualidade Marelliana.
- Valoriza dentro do desenvolvimento de suas atividades as publicações Josefológicas em todas as dimensões, tais como: livros, revistas, boletins, documentos, seja em nível nacional ou
- Mantém relacionamentos com os “Centros de Estudos Josefinos” presentes em vários países, especialmente com o Movimento Josefino da Congregação dos Oblatos de São José, assim como acolhe particularmente representantes de Congregações Religiosas Josefinas, sacerdotes e leigos do Brasil interessadas no assunto.
- Coopera com o Santuário São José de Apucarana para a comemoração do dia 1º de maio, a Festa de São José Operário, com celebrações próprias para a participação dos “Leigos Josefinos” da Congregação dos Oblatos de São José e para pessoas interessadas.
- Sendo o Centro Josefino também Marelliano, o mesmo coopera com a Província Nossa Senhora do Rocio pata a celebração da festividade litúrgica de São José Marello, no dia 30 de maio de cada ano, assim como leva em consideração as demais comemorações litúrgicas de cunho Josefino-Marellianas estipuladas no Calendário da Congregação dos Oblatos de São José.
- O Centro de Espiritualidade celebra todos os anos a data de sua instalação, ocorrida no dia 1º de maio, dia em que também os leigos e devoto Josefinos reúnem-se de várias partes do Brasil para a celebração da festa de São José Operário.
- Articula, organiza e coordena Congressos, Simpósios, Semanas de Estudos Josefinos, produções de Estudos Josefinos, Cursos Radiofônicos, Televisivos, Gincanas, Exposições, Celebrações, Exercícios Espirituais e outras atividades que possam contribuir para o desenvolvimento da espiritualidade Josefina e o conhecimento da Pessoa de São José.
- Divulga e veicula os resultados de seus trabalhos e eventos através do rádio, e-mail, boletins, revistas, jornais e outros meios de comunicação disponíveis.
- Para viabilizar os objetivos de divulgação e comunicação de suas atividades, bem como de documentos, estudos, publicações etc.O Centro mantém um “Site” em provedor e informações de interesse do público, assim como dispõe de um “e-mail” em sua sede.
- Empenha-se em manter um boletim especializado em Josefologia, assim como em assuntos pertinentes a pessoa e espiritualidade de São Marello, Fundador da Congregação dos Oblatos de São José com publicação periódica.
III. DIREÇÃO
- O Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana é de responsabilidade da Província Nossa Senhora do Rocio, da Congregação dos Oblatos de São José.
- Seu Presidente é o Provincial e tem as atribuições de:
- Nomear e dar posse ao seu Diretor;
- Aprovar o planejamento anual das atividades, como também a previsão orçamentária apresentada pelo Diretor e Conselho Executivo;
- Supervisionar e orientar toda a vida do Centro de Espiritualidade;
- O Diretor do Centro de Espiritualidade é um religioso Oblato, o qual tem as seguintes contribuições:
- Coordenar e responsabilizar-se pelo mesmo;
- Nomear o Coordenador de Atividades e o Tesoureiro;
- Representar o Centro de Espiritualidade diante das autoridades ou em nome do Provincial.
- Apoiar a programação dos projetos e determinações juntamente com a Diretoria Executiva;
- Coordenar o Conselho Executivo;
- Tomar decisões administrativas que se fizerem necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos;
- Organizar e viabilizar o funcionamento do Centro de Espiritualidade;
- Contratar funcionários para serviços no Centro de Espiritualidade.
- A Diretoria Executiva age em comunhão com o Diretor e é constituída pelo próprio Diretor, pelo Coordenador de Atividades e Vice, pelo Reitor do Santuário São José, pelo Coordenador de Recursos e Meios Formativos, pelo Tesoureiro o qual é também o Tesoureiro do Conselho Econômico, e pelo Secretário, e têm as seguintes funções:
- Apoiar e promover as atividades de cada Pastoral Josefina Específica dentro do Centro de Espiritualidade e articular a integração das mesmas.
- Avaliar os projetos e atividades apresentados pelo Conselho Executivo;
- Apreciar os relatórios das Atividades do CEJM;
- Apreciar os Relatórios e os Projetos Econômicos do CEJM;
- Incentivar e manter vivas todas as atividades programadas no âmbito do CEJM, quer seja no nível de Conselho Executivo, quer de Coordenação de uma Pastoral Josefina Específica.
- Deliberar sobre a inclusão ou exclusão de Pastorais Específicas nas atividades do CEJM;
- O Coordenador e Vice Coordenador de Atividades são leigos indicados pelo Diretor e aprovados Provincial, aos quais competem:
- Agirem em parceria e comunhão com o Diretor;
- Serem os elos de ligação do CEJM com o Santuário São José;
- Coordenarem em âmbito das estruturas físicas as necessidades de cada Pastoral Josefina Específica e as necessidades para todo o desenvolvimento das programações do CEJM;
- Viabilizarem contatos na cidade para programações específicas do CEJM;
- Representarem o Diretor, na ausência do Reitor do Santuário;
- O Reitor do Santuário é dentro da Diretoria Executiva o articulador dos movimentos interativos entre o próprio Santuário e o CEJM e compete a ele:
- Auxiliar o Diretor no cumprimento de seus deveres;
- Substituir o Diretor nas suas ausências;
- Manter a ligação do Santuário com o Centro;
- Promover o CEJM frente aos paroquianos, aos peregrinos, a diocese.
- Organizar em parceria com o CEJM celebrações e atividades condizentes com a pessoa e a espiritualidade Josefino-Marelliana.
- O Coordenador de Recursos e Meios Formativos tem a incumbência de buscar subsídios que se constituem como meios de estudos e de aprofundamentos nas dimensões da espiritualidade Josefina e Marelliana, proporcionado-os para os mecanismos formativos do próprio CEJM, assim como divulgando-os através dos meios específicos disponibilizados; é também o responsável pela organização da biblioteca do CEJM.
- Ao Secretário compete redigir as atas e demais documentos concernentes às atribuições da Diretoria Executiva nas suas respectivas reuniões, em reuniões do Conselho Executivo e nas Assembléia das Pastorais Josefinas Específicas.
IV. CONSELHO EXECUTIVO
- O Conselho Executivo é o instrumento elaborador de todas as atividades, dinamicidade e vida do CEJM. Dele depende e emana em grande parte a fisionomia do Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana, como o lugar de convergência e de irradiação da Espiritualidade Josefina e da pessoa de São José, assim como da valorização da Espiritualidade de São José Marello e do laboratório de práxis das Pastorais Josefinas Específicas.
- Dada a sua importância, para a organização e a atuação do CEJM, este é constituído pela Diretoria Executiva, pelos religiosos Oblatos, Coordenadores das Pastorais Josefinas Específicas, pelos Vice-Coordenadores, os quais são sempre leigos, por três Representantes Leigos do Santuário São José de Apucarana e por um secretário escolhido dentre os membros do Conselho
- O Conselho Executivo reúne-se a cada três meses com a Diretoria Executiva do Centro de Espiritualidade para discutir e apreciar os trabalhos e os projetos, assim como fazer relatórios das respectivas atividades.
- Cada Coordenador e Vice-Coordenador de uma Pastoral Josefina Específica é responsável pelo que lhe é próprio e portanto livre de agir com autonomia de sua organização e estruturação interna, não porém em nível de organização geral em relação ao CEJM com o qual mantêm-se interação através de sua própria presença no Conselho Executivo.
V. ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL
- A administração do Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana é feita segundo as normas do Direito Civil, da Congregação dos Oblatos de São José e destes Estatutos, observando o objetivo a que se destina e o caráter de pessoa jurídica pública.
- Deve ser mantido um cadastro atualizado de todos os bens móveis e imóveis do Centro e uma acurada distinção entre os que pertencem à Congregação dos Oblatos de São José, e aqueles que pertencem à Mitra Diocesana de Apucarana e ao Santuário São José.
- O Conselho Econômico é presidido pelo Diretor do CEJM e composto pelo Tesoureiro, o qual é o mesmo da Diretoria Executiva, de um Vice-Tesoureiro, do Coordenador de Atividades e um membro do Conselho Executivo, dos quais sejam reconhecidas probidade e capacidade e indicados pela Diretoria Executiva e nomeados pelo Provincial.
- São atribuições do Conselho Econômico:
- Acompanhar o andamento da administração patrimonial;
- Dar consentimento para atos de administração extraordinária;
- Aprovar orçamentos e balancetes.
- Buscar fundos para as suas atividades próprias.
- Compete para cada Pastoral Josefina Específica a responsabilidade em prover os próprios recursos necessários para a execução de suas atividades, seja em nível local, setorial ou provincial, além de suas participações nas atividades programadas pelo CEJM, isentando o mesmo de qualquer ônus decorrentes destas atividades.
- Considera-se ato de administração extraordinária o que a legislação e o que o Regulamento Geral da Congregação dos Oblatos de São José determinam.
- Para atos de administração extraordinária requer-se para a sua validade, a autorização por escrito do Provincial ou Ecônomo Provincial. Para os contratos, alienações e outros atos gravosos ao patrimônio, exige-se a obediência às determinações dos Cân 1291-1295 e à Legislação Canônica complementar para a Igreja do Brasil.
- O Secretário do Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana tem a responsabilidade de:
- Controlar as atas das Assembléias de Pastorais Josefinas Específicas e demais reuniões em que se fizer necessária a sua presença dentro do exercício de suas atrribuições;
- Disponibilizar, organizar e coordenar toda a documentação do CEJM;
- Preparar documentação ao Diretor, ou a Diretoria Executiva;
- Apoiar as Pastorais Josefinas Específicas naquilo que for atribuição do CEJM;
- Preparar relatórios, documentos e materiais pertinentes ao Conselho Executivo;
- Manter em ordem e arquivado documentos do CEJM assim como também a ordem da biblioteca do CEJM;
- Viabilizar correspondências;
- Manter atualizado o cadastro de cada membro que atua nas diferentes modalidades do CEJM;.
- Manter atualizado o cadastro de pessoas e organizações interessadas em receber correspondências ou materiais do CEJM
- Apoiar as pastorais Josefinas Específicas e a equipe responsável para manter atualizado o site do CEJM ;
- Todos os funcionários do Centro são contratados pelo Diretor e a ele são subordinados. Estes são registrados em nome da Congregação dos Oblatos de São José e recebem remuneração de acordo com a Justiça Social e a Legislação Trabalhista.
- Todos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Executivo e do Conselho Econômico não percebem nenhuma remuneração por serviços e atribuições prestados ao Centro.
VI. A DIMENSÃO PASTORAL
- A Congregação dos Oblatos de São José, através de seus membros e fiel ao espírito das verdadeiras tradições Josefinas, se por um lado depende da hierarquia nas obras especificamente pastorais, por outro lado também não se esquece das normas de fidelidade à própria identidade como Congregação. Por isso levando em conta a realidade particular da Diocese de Apucarana e em obediência ao seu bispo e às diretrizes pastorais, o Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana atua também nas dimensões do carisma Oblato, ou seja, apoiando as Pastorais Josefinas Específicas da Província Nossa Senhora do Rocio como “laboratório” de práxis dos mesmos. (RG 29).
- Entende-se por Pastorais Josefinas Específicas próprias da Província Nossa Senhora do Rocio o Apostolado Josefino, Juvenil, Educacional, Vocacional, Catequético, Laical, Missionário, Social, Leigos e Agregados e da Comunicação. Outras Pastorais Josefinas Específicas poderão serem incluídas a critério do Provincial e de seu Conselho.
- O Centro de Espiritualidade oferece em suas estruturas física e organizacional, as possibilidades para que as referidas pastorais específicas funcionem com a coordenação das mesmas por religiosos Oblatos nomeados pelo Provincial.
- Cada Pastoral Josefina Específica conta com sua própria organização e autonomia administrativo-ecomômica que lhe é peculiar conforme seus estatutos e age sempre em unidade e harmonia com o Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana.
- Cabe a cada uma das Pastorais Josefinas Específicas da Província programar e executar suas atividades dentro daquilo que é próprio na Congregação dos Oblatos de São José e segundo as suas necessidades e atuações específicas. Contudo, toda organização destas, ligada ao Centro de Espiritualidade ,é realizada em consonância com o programa estabelecido de comum acordo o Conselho Executivo ou a Diretoria Executiva.
- O Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana dispõe as suas instalações, sempre que livres para grupos de interesses cristãos contanto que satisfaçam os critérios estabelecidos e regulamentados pela Diretoria Executiva.
- Todos os anos, segundo o calendário geral de atividades da Província Nossa Senhora do Rocio, da Congregação dos Oblatos de São José, realiza-se a Assembléia das Pastorais Josefinas Específicas da Província nas dependências do Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana, sob a coordenação da Diretoria Executiva, com a finalidade de estudos de aprofundamento das performances das pastorais específicas, avaliações e programações.
- Da Assembléia das Pastorais Josefinas Específicas participam o Conselho Executivo, um representante das respectivas Pastorais Josefinas Específicas de cada uma das obras Oblatas, sendo que o representante setorial de cada Pastoral Específica é o representante da mesma em nível local.