EM SINTONIA COM O ANO JUBILAR, O SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, OURINHOS-SP, PROMOVE A SEMANA CATEQUÉTICA E LITÚRGICA

O Santuário possui um calendário específico de ações e atividades para a comunidade vivenciar o Ano Jubilar

Juliana Neves – Coordenadora da Pascom do Santuário N.S. de Guadalupe Ourinhos-SP

Na primeira semana de fevereiro, do dia 3 ao dia 7, segunda a sexta-feira, foi realizada no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP, a Semana Catequética e Litúrgica. Uma atividade prevista no calendário especial do Santuário para o Ano Jubilar, por isso o tema foi “Peregrinos de Esperança” com subtemas em cada dia da semana. De novidade, as formações foram durante as Missas a partir das 19h30, sendo 30 minutos de homilia e cada dia um Oblato foi responsável pela formação.

Para iniciar a semana, o tema do primeiro dia foi “Peregrinos de Esperança e o Querigma” ministrado pelo padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ, pároco do Santuário. O padre comentou que ser peregrino é quando o ser humano vai em busca do Sagrado, seja um lugar, uma pessoa, um conhecimento, um aprendizado e outras coisas com o mesmo objetivo de conhecer Jesus Cristo.

O pároco e o seu dom de ensinar sobre Jesus Cristo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe
O pároco e o seu dom de ensinar sobre Jesus Cristo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe

O segundo dia, terça-feira, a Santa Missa foi presidida pelo pároco e a formação pelo Frei Matheus Baliski, OSJ, com o tema “Peregrinos de Esperança e a Juventude”. O frei iniciou dizendo que o Papa Francisco já diz que a esperança é Ele, Jesus Cristo, e é algo que o tempo atual mais precisa para sobreviver no cotidiano. Ao mesmo tempo, Jesus é sinônimo de ser a mais bela juventude deste mundo.

Com isso, o entendimento é de que, se o mundo não tem fé, não tem Deus, não tem a virtude da esperança. Por isso, é importante um encontro com Jesus Cristo para alimentar a chama da esperança no coração. Existem muitos jovens sem vida, com uma vida sem sentido por não ter esta experiência única com o Salvador.

A alma do ser humano, independente da idade, deve sempre se manter jovem porque ali está viva a esperança, e Jesus é o caminho, a verdade e a vida, é o segredo para a vida ter um sentido verdadeiro. Ele mora dentro de cada pessoa e isto já é razão para a vida não ser vivida de qualquer jeito, e ao entender esta realidade é quando as pessoas conseguem sentir qual é o chamado para a vida, a sua vocação para viver de modo mais esperançoso.

“Jovens, não deixem esta chama da esperança acabar em seu coração. Vai terminar a vida sem Deus, mesmo estando dentro da Igreja. Cristão que não cultiva a esperança, perde sentida na vida e não atrai ninguém para perto do Salvador”, finaliza a formação o frei Matheus.

O Frei Matheus e o seu dom de encantar as pessoas ao falar de Jesus Cristo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
O Frei Matheus e o seu dom de encantar as pessoas ao falar de Jesus Cristo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Na quarta-feira, terceiro dia de Semana Catequética e Litúrgica, o responsável pela formação foi, novamente, o padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ, com o tema “Peregrinos de Esperança e a Catequese Josefina Marelliana”. Uma catequese que provoca o caminhar ao encontro de Deus, alimentando o coração das pessoas sobre a Fé.

Um estilo de catequese querigmática, nunca se acaba e permanece para ter homens e mulheres que vivem em busca da santidade. Coloca Cristo no centro da vida e é familiar, os pais são testemunha da presença de Jesus na vida para as crianças e os adolescentes. Os pais, a família, são os primeiros catequistas na vida de um ser humano.

Desta maneira, todos que compõem uma família se tornam, em união, discípulos que fazem a vontade de Deus Pai todo-poderoso. A catequese ensina sobre uma vida sacramental em plenitude, para que as pessoas vivam verdadeiramente cada sacramento e mostra que Jesus Cristo está dentro de cada ser humano.

Assim, as pessoas recebem Cristo na vida e sai para anunciar o amor e o Evangelho, é uma catequese missionária. O objetivo final da Catequese Josefina Marelliana é formar discípulos e missionários com base nos exemplos de São José Marello, São José e a Virgem Maria, mãe de Deus.

Padre Lucas transborda amor em suas formações. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
Padre Lucas transborda amor em suas formações. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Rumo ao fim da semana, na quinta-feira, quem presidiu a Santa Missa e responsável pela formação foi o padre Lucas Raul, OSJ, pelo motivo de ter sido também a Celebração da Eucaristia de abertura do ano letivo das unidades do Colégio Bagozzi Seminário e Jean Piaget.

O tema do dia era “Peregrinos de Esperança e a Eucaristia” em que o padre iniciou explicando sobre o que é o Ano Jubilar até chegar nesta celebração cristã católica atual. Sendo assim, o padre comenta que Jubileu é uma proximidade com as pessoas, uma fé a ser vivida em comunidade para celebrar a Palavra de Deus.

Um ano para relembrar que Jesus Cristo se reduziu aos limites humanos por amor à humanidade, viveu todas as condições para que nada da realidade humana ficasse sem ter a experiência da graça de Deus. Então, Deus se fez homem e se fez pão na última ceia, relembrada na Quinta-Feira Santa, a instituição da Eucaristia.

Jesus é alimento para o ser humano, significando que Deus não abandona a sua criação, e a Eucaristia recorda que cada pessoa é portadora de esperança, transforma a vida e com a graça de Deus vivem perseverantes na Fé. A Eucaristia renova a esperança por celebrar o memorial da paixão e morte de Jesus e relembra que a meta do ser humano é a vida eterna.

No último dia, uma revisão de tudo o que foi aprendido na semana e plantado no coração das pessoas. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
No último dia, uma revisão de tudo o que foi aprendido na semana e plantado no coração das pessoas. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Para finalizar a Semana Catequética e Litúrgica com chave de ouro, o padre Paulo Sérgio Rodrigues foi quem encerrou com o tema “Peregrinos de Esperança em Reconciliação”. As suas primeiras falas já diziam que reconciliar é algo com si e com o próximo para ser um ser humano completo. Uma atitude para se reconhecer pecador para começar o agir da Fé dentro do coração.

Por consequência, para reconciliar-se com Deus é preciso o Sacramento da Confissão, sendo um meio para chegar até a totalidade, pois quanto menores somos, mais Deus se instala em nós. “O Ano Jubilar convida a viver esta reconciliação permanente em nossa vida. Precisa que as pessoas sejam verdadeiras e mudem a consciência, sentimento e visão. Quanto mais reconciliado com Deus, mais vive uma vida íntima com Jesus Cristo. A Semana Catequética e Litúrgica tocou profundamente nos corações presentes nesses dias. Confio na providência de Deus que todos terão um excelente Ano Jubilar, com os corações transformados e experiências inesquecíveis de intimidade com o Salvador”, comenta o pároco.

As sementes de fé e esperança foram plantadas com sucesso em cada pessoa presente durante a semana de formação, bastando as pessoas semearem para o bem e viver os ensinamentos de Jesus para uma boa conversão e ser, de fato, peregrino de esperança na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *