O sacerdote pároco do Santuário foi quem coroou a imagem de Nossa Senhora de Fátima
Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário de Guadalupe, Ourinhos-SP
No último dia 11 de maio, na Missa da noite, às 19h, foi realizado um momento de Coroação ao título de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos/SP. Bem como em três dias antes, um Tríduo especial a esta titulação da Virgem Maria, a Mãe de Deus.
No final do ano passado, durante os dias de Assembleia Paroquial, foi citado que todo mês de maio se faz a Coroação da Virgem Maria no Santuário para honrar a Virgem Maria, para honrar o seu sim, e, consequentemente, agradecer por graças e solicitar por ajuda em alguns pedidos. Portanto, o pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ, decidiu que faria este momento de devoção e fé.
Para que as pessoas pudessem melhorar o diálogo com Deus, pela intercessão da Mãe do Céu, no dia 08 de maio foi iniciado o Tríduo, que perdurou até o dia 10, à noite, na Missa das 19h30 ou 17h (sábado). Alguns minutos antes de começar a Santa Missa, aproximadamente, 10 minutos antes, a equipe dos Guardiões do Amor, integrantes que estão voltando com a Pastoral Familiar na comunidade de uma maneira diferente, foram os responsáveis pelas orações específicas destes dias e para planejamento e elaboração da coroação.
Os Guardiões focaram em rezar uma dezena com meditação e reflexão conforme as aparições de Nossa Senhora de Fátima, além de focarem na oração ensinada por Ela que finaliza cada mistério do Rosário/Terço: “Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai todas as almas para o céu e socorrei, principalmente, as que mais precisarem.”
Logo após a Santa Missa em sua normalidade, e o padre do dia, a qual foram o pároco e o padre vigário Geraldo Soares de Alvarenga, na hora da homilia, relacionava, lindamente e com profundidade, Nossa Senhora de Fátima com a Liturgia do dia. As pessoas que estiveram presentes puderam aquecer seus corações com esta ação dos sacerdotes. Inclusive, no primeiro dia de Tríduo, em comunhão com a programação do Santuário, foi celebrada a Missa das Mães das unidades Colégio Bagozzi Seminário e Jean Piaget.
Finalmente chegou o domingo, dia 11 de maio, a data tão esperada pela comunidade Guadalupana. Data e horário escolhidos para a realização da Coroação do título de Fátima, como forma de honrar a Virgem Maria e toda a sua importância para o mundo, no mês dedicado ao conhecimento e aprofundamento de sua pessoa.
Na pós-comunhão, um dos integrantes dos Guardiões do Amor leu um texto significativo, explicava todo o contexto das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, sua relação com São José e os pastorinhos e tantos outros fatores. Até que divulgou que o pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues – OSJ seria o responsável por coroar a Rainha do Céu.
“Pensar e preparar em como seria esta simples e simbólica coroação foi algo gratificante para mim, como uma pessoa atuante neste Santuário e de muita Fé. O título de Fátima toca o meu coração de uma maneira diferente e especial, então é uma imensa alegria poder fazer parte dos Guardiões, de preparar e executar a coroação e de fazer esta atividade no Santuário que eu participo e amo de todo o meu coração”, conta Maria Helena de Oliveira, mais conhecida como Marla, voluntária.
Desta maneira, a coroa foi entregue às mãos do sacerdote por uma criança participante do Santuário, e, ao som da música “Te Coroamos, ó Mãe” o padre Paulo, com toda a emoção possível, coroa a imagem do título de Nossa Senhora de Fátima.
“A minha mãe gosta muito deste título da Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, e ela estava presente na Missa. Por esta razão, me emocionei ao ser comunicado de que eu seria a pessoa responsável por colocar a coroa na cabeça da Rainha do Céu. Este momento foi para todos os paroquianos compreenderem quem é a Virgem Maria e, assim, honrarmos a decisão de Deus Pai todo-poderoso de ser a Rainha do Céu, da Terra e a mãe de todos os homens. Momentos e situações marianos sempre mexem com o meu coração e me colocam em estado de profunda oração e devoção para chegar até Jesus Cristo, o Filho, o Salvador de todos nós”, comenta o pároco.
A certeza é uma só: muita emoção, carinho de mãe, a presença viva de Jesus Cristo, o Espírito Santo em toda a Missa e nas pessoas participantes de cada processo desta homenagem à Virgem Maria. E, claro, no final do ano, tem mais coroação, mais emoção, mais oração e mais devoção com o título de Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha do Céu e de Ourinhos.