Retiro da Diocese de Ourinhos da Forania de Ourinhos para mais de 500 crianças e adolescentes
Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP
No último domingo, dia 15 de outubro, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos-SP, recebeu o Encontro Diocesano de Ourinhos de Coroinhas, Acólitos e Meninas de Nossa Senhora da Forania de Ourinhos. Um retiro que reuniu mais de 500 crianças e adolescentes com o tema de Vocação e Graça. Vale dizer que estavam presentes as Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Chavantes), Nossa Senhora do Patrocínio (Salto Grande), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canitar), Catedral do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Edwiges, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São João Batista, São José, São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora do Vagão Queimado e Nossa Senhora de Guadalupe, todas de Ourinhos.
E tudo começou com a Santa Missa, às 09h30, com a presidência do padre Ademir Giuliano Leme de Oliveira, assessor da pastoral da Diocese, ao lado do padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário.
A Celebração da Eucaristia contou com algumas ações litúrgicas especiais, como a entrada do banner da imagem de São Tarcísio, o padroeiro dos Coroinhas e Acólitos, e a imagem da Virgem de Guadalupe em homenagem às meninas de Nossa Senhora. Bem como uma cesta de alimentos que representou o espírito de solidariedade das crianças e adolescentes em ajudar ao próximo baseado no amor de Deus.
Ao fim da Missa, a população infanto juvenil se deslocou até o Salão Paroquial para participar de um momento de animação com o grupo Hacoré, do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado. Depois, foi a hora do delicioso almoço do cardápio strogonoff de frango, arroz e macarrão, e as crianças puderam se divertir nas dependências do campo do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe até às 14h.
A segunda parte do retiro foi realizada dentro do Santuário com mais um pouco de animação com o grupo Hacoré, depoimento vocacional de um seminarista da Diocese de Ourinhos, apresentação de histórias com o uso de fantoches e testemunhos de jovens que um dia já foram Coroinhas e Meninas de Nossa Senhora.
“Mais um encontro da Diocese realizado em nosso Santuário que nos mostra a importância dos nossos serviços dedicados a Deus. Sou muito grato em acolher as crianças e adolescentes da Forania de Ourinhos para um retiro cheio de amor, oração e muita Fé. Agradeço também a nossa comunidade que se dedicou ao máximo para que todos pudessem se sentirem em casa, confortáveis e muito felizes. Somente gratidão a Deus e a toda a equipe da Diocese que acredita no potencial do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe”, comenta o padre Bennelson.
Vale ressaltar que durante todo o evento a Pastoral da Acolhida esteve em atenção aos cuidados com cada um, além de uma equipe de bem-estar com a presença de enfermeira e o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Ações e atitudes para garantir a segurança de todos os presentes, principalmente dos protagonistas do dia: Coroinhas, Acólitos e Meninas de Nossa Senhora. Para finalizar, o momento “Herói para o bem” com a presença do personagem Capitão América distribuindo sacos de doces durante o lanche da tarde.