FESTA PROVINCIAL E ANIVERSÁRIO DO SANTUÁRIO

Prezados Oblatos Irmãos, Padres, formandos, Leigos Josefino-Marellianos e Missionários.

Nestes últimos dias de abril de 2023 celebramos a Festa Provincial de São José. Esta festa começou a ser realizada em 1987, em Apucarana, comemorando o dia de São José Operário. O foco eram as Fraternidades de São José, e muitos fiéis, de nossas Paróquias e obras, participavam. A iniciativa foi de alguns Oblatos, orientados pelo Pe. Giovanni Battista Erittu, conhecido como Padre Joãozinho, acompanhado dos Oblatos de Apucarana e de outros que a eles se associavam. Eu mesmo colaborei e organizei várias vezes este momento celebrativo, enquanto residia em Apucarana (1991-1998). O dia primeiro de maio parecia sempre o melhor momento para este acontecimento.

Aos poucos, percebeu-se as dificuldades de um deslocamento até Apucarana, para quem vem de longe, como São Paulo ou Cascavel. E no ano 2012 começou-se a realizar este encontro nos últimos sábado e Domingo de abril, propondo dois dias do evento, com a possibilidade de mais atividades e celebrações. Além disso, o nome do encontro mudou, sendo agora a Festa Provincial de São José, unindo a ideia de São José, como motivação carismática, e a referência da Província, marcando a sua amplitude. Nestes anos eu vivenciei quase todos estes encontros. Nos últimos três anos, pela pandemia de covid-19, esta celebração provincial foi feita de modo virtual, em 2020 e 2021, e de modo híbrido, no ano passado.

Agora, retomando a presença física dos confrades e fiéis, colaboradores e devotos de São José, retornamos à realização da Festa Provincial de modo presencial, com a transmissão pelas redes sociais. Neste ano, porém, a celebramos em Ourinhos, pois o Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe completa 65 anos de história. Isso é admirável e, para os Oblatos, muito significativo. Este Santuário tem a ver com a vida de todos nós, pois tem ao lado o antigo Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, pelo qual todos, de um jeito ou de outro, passamos em nossa formação. Há alguns anos a Provincia iniciou também a atividade educativa com o Colégio Padre João Bagozzi Ourinhos.

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, agora Santuário, tem presença e história de muitos Oblatos que, ao longo das décadas, deixaram sua marca. Citarei três que, parecem-me, podem dar a entender um pouco os esforços em fazer a Igreja de Ourinhos caminhar e crescer. Primeiro, Pe. Giovanni Battista Barbieri, que idealizou a construção da Igreja, seguindo o modelo básico do Santuário São José de Asti, Itália. Ele realizou isso durante seu período de formador no Seminário, que precedeu à construção da Paróquia. Depois: Pe. Bernardino Baccolo, que foi Pároco (naquele tempo dizia-se “Vigário”) por quase duas décadas, criando um ambiente de espiritualidade e cuidados pastorais intensos, especialmente na prática da confissão sacramental. E Pe. Duilio Liburdi, missionário cheio de carisma, que por duas vezes conduziu a Paróquia e Santuário.

Outros Oblatos passaram por lá, claro. Cada um colaborando com uma importante parcela de carisma, espiritualidade, atividade e zelo pastoral. Muitos fiéis fizeram a história ali, vivenciaram sua Fé, cresceram na Esperança e viveram a Caridade. É emocionante quando vejo fotografias antigas do Santuário e entendo que aquele foi, desde o início, um lugar onde Deus agiu nas pessoas e fatos.

Agora, sob a liderança pastoral e carismática do amigo Pe. Bennelson da Silva Barbosa, apoiado pelos confrades Pe. Giovanni Battista Cerutti e Pe. Geraldo Soares de Alvarenga, o Santuário atinge sua plena maioridade, justamente no ano em que a Diocese de Ourinhos comemora seus 25 anos de criação. Participa conosco, nesta celebração, o Sr. Bispo Diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, que agradecemos com carinho.

Assim que esta Festa Provincial de São José de 2023 tem muito significado e sentido. Mas, sobretudo, tem gratidão a ser expressa. Gratidão a todos os que estiveram naquele lugar, agiram, catequizaram, conduziram preces, presidiram a Eucaristia, soaram instrumentos musicais, fizeram balancetes econômicos, limparam, organizaram, zelaram pelos ambientes. Gratidão pela espiritualidade, carisma e pastoral que ali se desenvolveu. Pela vida cristã que ali foi alimentada. Obrigado a todas e a todos, com admiração e respeito.

E recordemos que este quarto Domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor, que nos convida a olhar para Jesus Cristo como o sentido de nossa vida, a porta que nos abre a realização pessoal e social, a possibilidade de segurança e paz. Nas orações pelas vocações, que eu peço sejam feitas com a fórmula proposta pela Província, pois tem elementos e sentidos carismáticos, pedimos por todas as vocações e ministérios. Neste Domingo, peçamos pelas vocações presbiterais, de modo particular, suplicando ao Senhor o dom do Ministério Ordenado de Presbíteros, líderes, educadores, pais do Povo de Deus. Que São José Marello e o Servo de Deus Padre José Calvi nos alcancem mais vocações e, de modo especial, a perseverança dos que estão na Missão de Padres e dos que buscam assumi-la. Oremos a Oração Vocacional dos Oblatos de São José:

Senhor Jesus Cristo, / que nasceste de Maria /
e cresceste com a proteção e educação de São José,
/ Guarda do Redentor: / Nós te pedimos pela Igreja, /
nascida de teu lado aberto na Cruz. /
Que ela tenha Pastores e Ministros /
dignos da honra de servir a Deus e ao Seu Povo. /
Confirme os Discípulos Missionários /
e desperte novos fiéis para a Vida Religiosa, /
o Ministério Ordenado, para a Missão, /
a Justiça, / o serviço aos Pobres, / aos jovens, /
a Catequese / e para a Família Cristã. /
Dê a todos os Batizados a Graça
da perseverança na Fé / e da Esperança na Vida. /
E nos alimente sempre / com tua Palavra /
e tua presença Eucarística. / Amém.

A todos, Graça e Paz!

Pe. Mauro Negro, OSJ
[email protected]
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *