Chamado, Resposta, Coragem: a Vocação do Postulante Leonardo de Sousa Pereira

Me chamo Leonardo de Sousa Pereira, primeiro filho de António Marques Pereira e Rosineide de Sousa Pereira. Nasci no dia 03 de agosto de 1994, em um luar no interior conhecido como Belém dos Lages, município da Cidade de Poção de Pedras no estado do Maranhão. Fui criado em um seio católico, porém não praticante. Fui batizado com 08 anos de idade no dia 20 de outubro de 2002 na capela nossa senhora dos Pobres pertencente a paróquia São Pedro, localizada na cidade de Poção de Pedras – MA.


No transcorrer do tempo conheci a igreja Assembleia de Deus, me senti indagado a participar com eles, porém fiquei sabendo sobre o sacramento da crisma, através da minha mãe, pois, ela se crismou e para mim algo tinha mudado nela e aquilo despertou algo no meu coração. devido algumas dificuldades daquela época não conseguir realizar, mas algo impactante aconteceu neste período e retornei ao seio da Igreja Católica. Durante este período mudei-me para a cidade de Igarapé Grande – MA, lá com a graça de Deus ouvi falar novamente da Crisma, prontamente fui procurar saber se era possível receber este sacramento. Por providência de Deus, eles estavam com uma turma que tinha iniciado naqueles dias, então, depressa iniciei a caminhada formativa com eles. Eu não tinha realizado a primeira Eucaristia, a catequista levou-me para conversar com o padre, que orientou a continuar o itinerário formativo que no dia da crisma realizasse os dois sacramentos juntos.


Terminando o meu ensino médio lá mesmo no Maranhão, resolvi mudar-me para a cidade de Jundiai no interior de São Paulo, lá verdadeiramente começou a minha caminhada na Igreja, através de um retiro de grupo de jovens que consequentemente me levou à um amadurecimento em minha caminhada eclesial. Os dias foram se passando e cada vez mais apaixonado pela Igreja.


Toda minha caminhada se deu através de um grupo de jovens, grupo este que me ensinou muita coisa. Em um determinado dia ouvi falar de vocação e aquilo mexeu comigo, despertou algo que eu não conhecia e fiquei com aquilo me incomodando dentro de mim, então, partilhei com um amigo e o mesmo me falou como proceder, logo comecei um itinerário vocacional porém, estava fazendo uma faculdade de engenharia de produção e estava trabalhando em um ótimo emprego, isso me deixou com muito medo de trancar a faculdade, deixar o trabalho, para engessar no seminário fiquei muito inseguro, então, logo deixei de pensar em vocação e me preocupei com o meu trabalho com meus estudos e fazendo o que eu já fazia na igreja.


Quando ouvia falar de vocação isso me incomodava muito e algo mexia comigo, foi no dia 12 de maio de 2019 em uma feira vocacional na cidade de Jundiai – SP, lá estava presente o nosso confrade frei Matheus Baliski, OSJ, o qual me acompanhou e apresentou-me a congregação e a partir daquele dia comecei a fazer novamente um itinerário vocacional com a congregação e ao mesmo tempo que pensava na vocação religiosa sacerdotal também estava cursando o quarto ano da faculdade, pensar em desistir era muito pesado, então, resolvi entregar nas mãos de Deus, até o momento em que senti, que deveria me abandonar nas mãos de Deus e ingressar no seminário discernido a minha vocação, e procurar discernir o que Deus tinha preparado para mim. E aqui estou há quatro anos na formação da congregação dos Oblatos de são José e principalmente muito feliz por fazer parte desta família.


E a você jovem que já pensou na sua vocação, mas, por algum motivo sentiu medo e não teve coragem de responder este chamado, posso te dizer que o Deus que te chama é bem maior que todas as coisas e bem maior do que o teu medo, se ele te chama é porque ele confia a ti uma missão, então, coragem e confia é Deus quem te chama meu irmão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *