“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos
os anjos, então se assentará em seu trono glorioso” (Mt 25,31).
A Solenidade de Cristo Rei, nos lembra da supremacia de Cristo como o
Rei do Universo e o Senhor de nossas vidas. Esta celebração nos convida a
refletir sobre o significado profundo desse título real e a considerar nossa
própria vocação à luz de Cristo, o Rei dos reis.
O reinado de Cristo é diferente de qualquer outro. Sua realeza está enraizada na humildade, no serviço e na entrega total de si mesmo. Ele é o exemplo supremo de como devemos viver nossas vidas, colocando o amor ao próximo no centro de tudo o que fazemos.
Assim, quando consideramos nossa própria vocação, devemos nos perguntar como podemos refletir os valores do Reino de Cristo em nosso trabalho, em nossos relacionamentos e em nossas comunidades. Sendo, a linguagem do chamado de Deus, se revela na vocação, que evoca numa sintonia única escrita no nosso livro existencial, nos anseios mais profundos de nossa alma. Como seguidores de Cristo, somos chamados a ser agentes de mudança, a construir um mundo mais justo e acolhedor, testemunhas da fé, caridade e esperança.
A Solenidade de Cristo Rei nos lembra que nossa verdadeira identidade
e finalidade estão em Cristo. Ele é o Rei que nos guia, que nos inspira e nos
capacita a cumprir nossa vocação de maneira significativa. É através da
imitação de Cristo em nossas vidas diárias que honramos a realeza de nosso
Senhor e contribuímos para a construção de seu Reino na terra. Assim com
nosso pai fundador São José Marello que empenhou sua vida em cuidar dos
interesses de Jesus, vivendo o mistério cristão na imitação de São José.
Portanto, em nossa busca por nossa vocação, devemos buscar discernir como podemos melhor servir a Cristo como Rei em nosso trabalho, em nossa família e em nossa comunidade. Podemos fazê-lo através do amor, da generosidade, da compaixão e do compromisso com a justiça, seguindo o exemplo de Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir. Neste
espírito vocacional nos aproximemos de Cristo, vocação graça e missão, com “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc. 24.32-33).
Nesta Solenidade de Cristo Rei, renovemos nosso compromisso de viver de acordo com os princípios do Reino de Deus e de seguir a Cristo como nosso Rei e Salvador. Que possamos encontrar a nossa verdadeira vocação em servir a Ele e ao próximo, e assim, contribuir para a realização de Seu reinado de amor e justiça na Terra. Que inspirados por São José protetor desta Igreja, possamos cuidar dos interesses de Jesus, nosso Rei, em prol da construção de seu reino.
Por: Luan Carlos Viégas
Postulante dos Oblatos de São José