Cada jornada espiritual é única para sua própria experiência. Independentemente das crenças pessoais de cada um, o Natal se presta ao crescimento e desenvolvimento espiritual por meio de sua natureza básica. Que você observe a origem do Papai Noel, que não, o natal é muito mais espiritual do que a maioria das pessoas acredita, nele se concentra o nascimento e a vida de Cristo, o Natal é, assim, uma época de renascimento espiritual.
A maioria de nós está bastante familiarizada com a história do Natal, onde Maria e José andaram por todas as hospedarias e estabelecimentos à procura de um lugar adequado para dar à luz o menino Jesus, e finalmente se encontraram em um celeiro. Jesus nasceu e seu nascimento foi anunciado em toda parte como o filho de Deus. Dependendo de onde você está em sua jornada espiritual, você pode interpretar literalmente cada palavra da história do Natal, dar-lhe crédito em sua extensão básica ou acreditar que tudo é um conto de fadas que nunca poderia ter acontecido. De qualquer forma, no dia de Natal celebramos o nascimento de um homem que vagou pela terra alcançando os solitários, os doentes, os perturbados e os pobres e tentou ensiná-los a viver na luz.
Essa luz é obviamente eterna, pois todos nós ainda procuramos ela. Contamos com essa luz em nossos momentos mais sombrios e celebramos a luz quando ela traz seu poder para nossas vidas. Escolhemos reconhecê-lo como Deus ou atribuímo-lhe outro nome, mas quase todos o fazemos. Esta é a luz, a espiritualidade, isto é o Natal. Esta é a orientação que uma vez por ano temos a sorte de poder abraçar, celebrar e caminhar. À medida que oferecemos às nossas famílias o alimento de Natal e lhes proporcionamos a devoção de ofertas pacíficas, todos nós exalamos aquela luz de Natal um pouco mais forte e com um pouco mais de compromisso.
Somos, claro, humanos. Cada um de nós tem épocas de Natal que talvez não possamos sentir ou emitir a luz tão fortemente quanto em outros anos. Naqueles Natais que passam sem a força da luz, sentimos muito fortemente a ausência dessa presença. Aqueles com uma fé mais forte tendem a sentir a ausência da luz com muito menos frequência, mas isso pode acontecer com qualquer um. Às vezes, o estresse e as ocorrências em torno do Natal podem ofuscar essa luz o suficiente para que, se não tomarmos cuidado, possamos perdê-la completamente. Reservar um tempo para aproveitar a luz todos os dias durante o Natal pode ajudar a garantir sua presença durante todo o processo. Comunicações espirituais silenciosas nas primeiras horas da madrugada ou na quietude da noite podem nos ancorar e nos centrar nessa luz, e mantê-la como parte de nossas ações, pensamentos e sentimentos cotidianos.
A história de Jesus e a vida que ele viveu na terra têm significados e mensagens poderosas que podem ser aplicadas à vida cotidiana. Muitos de nós sentimos falta disso. Muitas vezes, quando crianças, os conceitos não nos eram transmitidos de uma maneira que pudéssemos realmente compreender. Assistimos a aulas que não entendíamos bem e meio que entendíamos a ideia por trás da oração, mas nunca aprendemos realmente a conexão emocional que poderíamos ter por meio de uma vida espiritual. Memorizamos as orações e histórias, e até entendemos que o Natal era de fato, o “aniversário de Jesus”, mas cada um de nós chegou a um ponto em nossa vida em que poderíamos determinar por nós mesmos onde a religião e a espiritualidade iriam pousar em nossa vida diária. Aqueles de nós que optaram por não ter descoberto que sentimos a ausência em nossas vidas mais distintamente na época do Natal do que em qualquer outra época do ano. O aspecto absolutamente mais maravilhosamente perfeito disso é que nunca perdemos o barco. Está sempre disponível para subirmos a bordo e nos juntarmos a outros nas experiências espirituais, no entanto, isso se aplica diretamente a nós.
O Natal é nosso lembrete anual de que a luz que escolhemos abraçar, seja qual for o nível que escolhermos, está lá para nós, queimando com o brilho de sempre. Para aqueles de nós que sentem que não dão o suficiente para sua saúde espiritual, o Natal é a oportunidade perfeita para explorar nossa espiritualidade. Para aqueles de nós que celebram a luz todos os dias, o Natal nos oferece a luz mais poderosamente explosiva para comemorar que podemos imaginar. Que a Luz do Santo Natal abençoe a todos nós.
Frei Ericson Kasilag Alfante, OSJ
Juniorista. Missionário Oblato filipino no Brasil