COM CRIATIVIDADE E FÉ, O SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, OURINHOS-SP, REALIZA COROAÇÃO PELAS MÃOS DE QUEM REPRESENTAVA JESUS CRISTO

Como sempre, o momento de coroar a Virgem de Guadalupe é de muita emoção e espiritualidade

Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos/SP

Após nove domingos seguidos de novena e quatro dias de Semana da Espiritualidade, a comunidade do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP, coroou a Rainha de Ourinhos, a Virgem de Guadalupe. A coroação foi ao final da Santa Missa do dia 14 de dezembro, no sábado, às 17h. De modo pontual, a Celebração Eucarística foi iniciada com os ritos e tradições comuns, sem esquecer da homilia que toca no coração feita pelo pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ.

Em seguida à comunhão, depois da última oração e dos avisos do Santuário, a apresentação da coroação foi iniciada. Com o tema este ano de “Viva a Esperança”, começou com a dança de dois jovens representando Maria e o Anjo Gabriel, encenando a anunciação, além da presença de pequeninos anjos simulando a alegria do céu com o sim de Maria.

Maria e o Anjo Gabriel. Foto: Pascom Santuário de Guadalupe
Maria e o Anjo Gabriel. Foto: Pascom Santuário de Guadalupe

Logo depois, um grupo de jovens feminino dançou com o sentido de explicar a importância do Rosário e a intercessão da Virgem Maria, seja qual for o seu título. Com isso, o grupo de jovens Os Garimpeiros mostraram com a sua encenação o quanto existem pessoas desviadas do caminho de Deus, idosos desamparados e muita desigualdade social. Mas há uma esperança no mundo quando estas pessoas encontram outras com o dom de disseminar a Palavra de Deus, a vida é transformada e a esperança volta para o coração.

Com isso, teve a entrada de uma mulher representando Nossa Senhora de Guadalupe, os pequenos anjos novamente e algumas adolescentes simbolizando a sociedade em si que vê esperança nas ações e ensinamentos de Deus através da grandiosa mulher virtuosa de esperança. Desta maneira, um rapaz apareceu vestido de Jesus Cristo e ia até algumas pessoas abraçar e proporcionar um pequeno momento de paz.

Danieli Neves Barbosa, integrante da Pastoral do Dízimo, como Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
Danieli Neves Barbosa, integrante da Pastoral do Dízimo, como Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

“Retratar Jesus é algo que não consigo descrever com palavras, porque Ele é o maior de todos e não tem como nós nos compararmos com ele em nenhum sentido. É algo maravilhoso, ainda mais sentir o que senti e fico feliz que as pessoas conseguiram interagir, mesmo sabendo que eu era uma representação, e foi algo profundo”, comenta Venilson Paulo Malaquias, o homem que se vestiu de Jesus Cristo.

Portanto, o jovem que estava de Anjo Gabriel entregou a coroa para Venilson e, assim, ele foi quem coroou Nossa Senhora de Guadalupe ao som da música “Te Coroamos”, cantada pela Simone Pontara, integrante da Pastoral da Música do Santuário.

A coroação de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
A coroação de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

“Um momento sem palavras para explicar o momento de coroação, só quem teve esta oportunidade como eu entende a sensação que tive. Fiquei muito nervoso quando fui convidado, mas aprendi que nada acontece por acaso e gosto de servir a Deus no meu canto, sem se aparecer, e Deus tem me feito vários chamados para aparecer mais. Foi indescritível e magnífico”, relata Venilson.

Padre Miguel Zarate, OSJ, vigário do Santuário, foi quem mais se emocionou com a presença simbólica de Jesus Cristo. Ele abraçou o rapaz e chorou. “Realmente, para alguém que vive doente, sendo o meu caso, ver Jesus chegando perto de mim foi uma grande emoção. Aquele abraço foi do próprio Jesus que me ama, me senti feliz e orgulhoso desta grande oportunidade”, diz o padre.

Representação de Jesus Cristo por Venilson que emocionou a todos presentes. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
Representação de Jesus Cristo por Venilson que emocionou a todos presentes. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Lembrando que este ano o Santuário recebeu um novo pároco e para ele foram tantas mudanças de vida e rotina, mas muita alegria e satisfação ao fim da Novena e Coroação da Virgem de Guadalupe. “A coroação tem um significado muito grande para nós, católicos. O coração da Virgem Maria apresenta aquilo que ela disse nas Bodas de Canaã: “Fazei tudo o que Ele vos pedir”, então é exatamente isso o que significa este momento, Ela deu tudo e, por isso, foi coroada Rainha do Céu e da Terra. Que Nossa Senhora de Guadalupe possa abençoar a todos e que sejam felizes”, sintetiza o pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ.

As festas e celebrações de 2024 foram encerradas, o clima do Natal já tomou conta da comunidade do Santuário. Entretanto, a expectativa para o próximo ano já está plantada no coração de cada guadalupano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *