Como sempre, o momento de coroar a Virgem de Guadalupe é de muita emoção e espiritualidade
Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos/SP
Após nove domingos seguidos de novena e quatro dias de Semana da Espiritualidade, a comunidade do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP, coroou a Rainha de Ourinhos, a Virgem de Guadalupe. A coroação foi ao final da Santa Missa do dia 14 de dezembro, no sábado, às 17h. De modo pontual, a Celebração Eucarística foi iniciada com os ritos e tradições comuns, sem esquecer da homilia que toca no coração feita pelo pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ.
Em seguida à comunhão, depois da última oração e dos avisos do Santuário, a apresentação da coroação foi iniciada. Com o tema este ano de “Viva a Esperança”, começou com a dança de dois jovens representando Maria e o Anjo Gabriel, encenando a anunciação, além da presença de pequeninos anjos simulando a alegria do céu com o sim de Maria.
Logo depois, um grupo de jovens feminino dançou com o sentido de explicar a importância do Rosário e a intercessão da Virgem Maria, seja qual for o seu título. Com isso, o grupo de jovens Os Garimpeiros mostraram com a sua encenação o quanto existem pessoas desviadas do caminho de Deus, idosos desamparados e muita desigualdade social. Mas há uma esperança no mundo quando estas pessoas encontram outras com o dom de disseminar a Palavra de Deus, a vida é transformada e a esperança volta para o coração.
Com isso, teve a entrada de uma mulher representando Nossa Senhora de Guadalupe, os pequenos anjos novamente e algumas adolescentes simbolizando a sociedade em si que vê esperança nas ações e ensinamentos de Deus através da grandiosa mulher virtuosa de esperança. Desta maneira, um rapaz apareceu vestido de Jesus Cristo e ia até algumas pessoas abraçar e proporcionar um pequeno momento de paz.
“Retratar Jesus é algo que não consigo descrever com palavras, porque Ele é o maior de todos e não tem como nós nos compararmos com ele em nenhum sentido. É algo maravilhoso, ainda mais sentir o que senti e fico feliz que as pessoas conseguiram interagir, mesmo sabendo que eu era uma representação, e foi algo profundo”, comenta Venilson Paulo Malaquias, o homem que se vestiu de Jesus Cristo.
Portanto, o jovem que estava de Anjo Gabriel entregou a coroa para Venilson e, assim, ele foi quem coroou Nossa Senhora de Guadalupe ao som da música “Te Coroamos”, cantada pela Simone Pontara, integrante da Pastoral da Música do Santuário.
“Um momento sem palavras para explicar o momento de coroação, só quem teve esta oportunidade como eu entende a sensação que tive. Fiquei muito nervoso quando fui convidado, mas aprendi que nada acontece por acaso e gosto de servir a Deus no meu canto, sem se aparecer, e Deus tem me feito vários chamados para aparecer mais. Foi indescritível e magnífico”, relata Venilson.
Padre Miguel Zarate, OSJ, vigário do Santuário, foi quem mais se emocionou com a presença simbólica de Jesus Cristo. Ele abraçou o rapaz e chorou. “Realmente, para alguém que vive doente, sendo o meu caso, ver Jesus chegando perto de mim foi uma grande emoção. Aquele abraço foi do próprio Jesus que me ama, me senti feliz e orgulhoso desta grande oportunidade”, diz o padre.
Lembrando que este ano o Santuário recebeu um novo pároco e para ele foram tantas mudanças de vida e rotina, mas muita alegria e satisfação ao fim da Novena e Coroação da Virgem de Guadalupe. “A coroação tem um significado muito grande para nós, católicos. O coração da Virgem Maria apresenta aquilo que ela disse nas Bodas de Canaã: “Fazei tudo o que Ele vos pedir”, então é exatamente isso o que significa este momento, Ela deu tudo e, por isso, foi coroada Rainha do Céu e da Terra. Que Nossa Senhora de Guadalupe possa abençoar a todos e que sejam felizes”, sintetiza o pároco padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ.
As festas e celebrações de 2024 foram encerradas, o clima do Natal já tomou conta da comunidade do Santuário. Entretanto, a expectativa para o próximo ano já está plantada no coração de cada guadalupano.