Dois em um: duas atividades são realizadas sincronicamente no final de semana com muita oração no Santuário de Guadalupe, em Ourinhos(SP)

O Terço Missionário para toda a comunidade e o Retiro para os Crismandos se preparem para o sacramento da confirmação

O texto é da Coordenação Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP – Juliana Neves. Confira na íntegra:

O penúltimo final de semana foi agitado no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. No sábado, dia 29, tivemos duas atividades sendo realizadas simultaneamente para públicos diferentes. Inclusive, uma delas terminou somente ao 12h do domingo, dia 30.

Os eventos foram o Terço Missionário e o Retiro para Crismandos. O Terço foi divulgado durante todo o mês, nos avisos das Missas – na Comunidade Capela do Sagrado Coração e nas mídias sociais, com o objetivo de encerrar o mês missionário de uma forma muito bonita, especial e calorosa em termos de oração.

Já o retiro, é algo comum, tradição, ao fim do terceiro ano de Crisma. Um momento para os crismandos, que serão crismados, se aprofundar ainda mais em alguns assuntos tratados durantes as aulas. Algo de extrema importância para receber o sacramento da Crisma, a confirmação. Neste caso, o assunto tratado foi o próprio Jesus, Espírito Santo e Confissão. E chegou a hora de você ler como foi cada um detalhadamente.

Terço Missionário

O terço estava previsto para às 18h e começou com um leve atraso. O primeiro plano era de ser feito na quadra do Seminário, entretanto, o plano de Deus ocorreu no Salão de Festas. O Pe. Geraldo Soares, o nosso vigário, foi o responsável pela organização, planejamento, estrutura e execução da atividade.

O padre separou algumas pastorais para fazer as orações em cada mistério. O primeiro mistério foi de responsabilidade dos Ministros da Eucaristia; o segundo da Liturgia e Missionários; o terceiro dos Ministros da Eucaristia, Coroinhas e Acólitos e Catequese; o quarto do Dízimo e Apostolado da Oração; e o quinto, último, do Terço dos Homens e Fraternidade de São José.

A comunidade se envolveu por completo durante o Terço Missionário. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

A dinâmica, muito bem pensada, era frutal. Cada Pai Nosso e Ave-Maria foram marcados com frutas. O Creio com uma cruz em madeira produzida pelas mãos do padre vigário, o Pai Nosso e o Glória com Melancias, as três Aves Maria com velas pequenas e a Salve Rainha com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Consequentemente, o primeiro mistério foi composto por três laranjas cada Ave Maria; o segundo dois melões representaram o Pai Nosso e três banana cada Ave Maria; o terceiro teve dois abacaxis para o Pai Nosso e três maçãs por Ave Maria; o quarto trabalhamos com dois mamões e três peras na dezena; por fim, o quinto mistério utilizamos de três mangas e três pêssegos.

Quem participou, colocou como intenção de oração o Brasil, o pai do Padre Bennelson da Silva Barbosa (pároco), por uma irmã de alguém, pelos doentes, pelas famílias, por um aniversário de nove anos de morte, pelos sacerdotes e pela Congregação dos Oblatos de São José. Como era um sábado, os mistérios orados foram os Gozosos.

Pe. Geraldo com a imagem de Nossa Senhora Aparecida após uma fala Mariana. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Antes da oração da Salve Rainha, o Pe. Geraldo fez questão de lembrar dos responsáveis da produção daquelas frutas, dos dizimistas, pois foi com o dinheiro do Santuário que as frutas foram compradas, e dos cantores da atividade com uma Ave-Maria.

Ao fim do terço, equipes se reuniram para recolher as frutas e iniciar um preparo de uma salada de fruta, distribuída em copos descartáveis. As pessoas puderem expressar suas orações e pedir a intercessão da Virgem Maria em seus pedidos de forma coletiva, além de desfrutar do lazer se deliciando com as frutas ao som de músicas animadas católicas.

Retiro dos Crismandos

O retiro iniciou às 18h, dentro do Seminário, com uma oração, apresentação dos adolescentes e dos seminaristas Oblatos de São José, Sérgio Quini e Luís Nicolas, que estavam presentes para comandar o retiro. O grupo de jovens do Santuário, Os Garimpeiros, ajudaram na organização durante os dois dias e ficaram responsáveis pela animação do pessoal em diversos horários.

A primeira palestra do retiro foi do tema “Quem é Jesus?” com a analogia de “Quem sou eu?”. Já às 20h, todos puderam matar a fome com um belo cachorro-quente, porção de batata frita, refrigerantes e sucos à vontade. Logo depois, às 21h, foi iniciada um animação com momento orante.

Os Garimpeiros souberam como entreter os adolescentes com músicas católicas assertivas de coreografias. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

O objetivo foi de chamar e clamar pelo Espírito Santo com o uso de uma música reflexiva. Além da explicação pelo Caio, integrante do grupo de jovens, sobre o casamento perfeito entre Deus e a Igreja e como podemos ter uma relação íntima com Jesus.

Luís Nicolas provocou o pensamento se, de fato, conhecemos Jesus e como poderíamos buscar este entendimento. Os adolescentes disseram ser possível pelas orações, pela catequese, pela leitura da Bíblia e pelos nossos estudos, em qualquer sentido. O que ficou claro, com a exposição de um episódio da série The Chosen (procure no Google e vire fã), é que Deus está acima do tempo e não conseguimos entender perfeitamente por que somos limitados pelo tempo.

Com isso, o seminarista falou que o Espírito Santo vai chegar até os jovens com um novo ardor para que eles possam defender e proclamar a Fé. “As pessoas verão Cristo em vocês, pela força do Espírito Santo. Na graça da ação, no cotidiano”, comentou Luís Nicolas.

Portanto, foi realizado um momento de solicitação da presença do Espírito Santo, como forma de preparação para a Adoração. Com o Santíssimo exposto, as orações foram focadas aos familiares, pais, amigos e quem nós tanto amamos. O primeiro dia de retiro foi finalizado desta forma, com uma experiência única de intimidade com Deus através da Adoração.

O segundo dia, domingo, dia 30, começou às 07h com mais animação promovida pelos jovens, bem como um momento de oração na capela. Às 08h, os adolescentes acordaram mais um pouco com um baita café da manhã: pão francês com manteiga, café, chá, leite, achocolatado e bolo. Delícia!

Ao fim da refeição, teve mais animação e uma palestra sobre a importância do jovem na Igreja, ministrada pelo seminarista Sérgio Quini. O que ficou claro foi sobre a vivenciar o amor de Deus em busca da santidade, fazer tudo com espírito jovem e com os olhos de Jesus. “O Papa Francisco pede que muitos tenham alegria e esperança jovial, ser felizes de espírito”, falou Sérgio.

A palestra motivadora de Sérgio Quini, o que proporcionou muita reflexão aos adolescentes. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Um dos membros dos Garimpeiros aproveitou o assunto para mostrar quais são as pastorais do nosso Santuário que os jovens podem começar a participar: Missionários, Ministros da Palavra, Acólitos e Coroinhas, Padaria Comunitária, Comunicação, Liturgia, Terço dos Homens e muitas outras.

O que significa que o jovem deve ser um entusiasta da amizade com Cristo, experimentando unicamente do amor pessoal de Deus em suas ações católicas/religiosas, dentro e fora da Igreja.

Sendo assim, chegou o ponto auge do segundo dia de retiro, às 10h30, o de se retirar em deserto. Os adolescentes puderam ficar em qualquer lugar que desejaram, do pátio-quadra e campo do Seminário, para conversarem com Jesus e fazer um exame de consciência. E aí receberam o sacramento da confissão.

O deserto foi especialmente necessário para a realização do retiro. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Depois, os jovens realizaram mais animações e teve a continuação da palestra com o tema de foco o jovem e sua vida de modo geral. Para finalizar, o Pe.Bennelson da Silva Barbosa, o pároco do Santuário, fez um discurso para estimular os crismandos a iniciar sua jornada de servir à Deus na Igreja. Em seguida, foi produzida uma foto oficial e receberam o almoço: macarrão, arroz, frango e salada. Um final de semana inesquecível para os nossos jovens!

Fotografia oficial com os crismandos, catequistas, Garimpeiros, seminaristas e Pe. Bennelson. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *