SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, OURINHOS-SP, RECEBE ENCONTRO DE CATEQUISTAS DA DIOCESE

O retiro anual foi realizado para mais de 500 catequistas das quatro foranias

Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe Ourinhos-SP

“Catequista, Ministérios e Missão Eclesial” foi o tema do Encontro Diocesano de Catequistas 2023 da Diocese de Ourinhos-SP realizado no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. O encontro foi no domingo, dia 24 de setembro, de assessoria do Padre Mauro Negro, Provincial dos Oblatos de São José, e contou com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo da localidade em questão.

O retiro começou com uma Santa Missa especial às 09h no Santuário presidida pelo Bispo, o Provincial, padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário, e padre Gilberto Moreto, assessor Diocesano da Catequese. Estavam presentes mais de 500 catequistas das quatro foranias: Ourinhos, Ocauçu, Santa Cruz do Rio Pardo e Piraju. Uma celebração da Eucaristia fervorosa com dizeres relacionados à instituição do Ministério dos Catequistas pelo Papa Francisco em 2021 e a importância da presença dos catequistas na sociedade por levar o Evangelho de Deus ao mundo.

Santa Missa de abertura do Encontro Diocesano de Catequistas 2023. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos-SP.

Ao fim, o padre Mauro foi o responsável pela palestra de formação para refletir sobre o ministério e a missão do catequista com a utilização do material a partir do encontro de Jesus com Zaqueu, em Lucas 19, 1-10. Uma análise de ver, acolher, aceitar, ajudar e deixar a nossa vida ser transformada pelas mãos do grande Mestre. É ter uma vida pautada pelos valores do Evangelho adquiridos em uma catequese de qualidade. Afinal, ser catequista é contribuir com a formação de novos cristãos no mundo, novos discípulos, novos missionários.

Os catequistas somente elogiaram a metodologia de ensinamento do padre Mauro Negro OSJ. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos-SP.

Após este primeiro momento, foi servido um almoço no pátio do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe ao som da Banda do Padre. Em paralelo, estava em atividade, no mesmo local, a Feira das Mulheres Empreendedoras do município e estava aberto para visitação o Memorial do Santuário. Portanto, para ser um retiro de muita segurança, pois havia um número alto de participantes e de leigos em trabalho voluntário, a Diocese contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Depois, os catequistas voltaram para o Santuário, para um momento de continuação de formação com o Provincial dos Oblatos de São José. Mais um período de muito conhecimento e afirmação de que a Catequese é uma irmã da Liturgia e de que não se restringe a fase da infância, é necessário em todos os períodos de nossas vidas.

O retiro foi encerrado em clima de muita alegria, gratidão e Fé. Além de diversão com um sorteio de brindes. “Realizar este encontro no Santuário marca a nova fase que estamos vivendo nesta Paróquia, de muitas atividades ao mesmo tempo, de muita formação e de muito trabalho para Deus. Ver estes catequistas reunidos para aperfeiçoar o belo trabalho de evangelizar crianças e adultos não tem palavras para descrever. E o padre Mauro tem uma didática excepcional, o que faz com que a formação tenha sido enriquecedora para cada catequista participante”, comenta o padre Bennelson.

Primeiro momento formativo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos-SP.

O desejo é de que a Virgem de Guadalupe proteja cada educador religioso com o seu manto para serem sábios semeadores da Palavra de Deus por onde quer que eles estejam, que eles passem, que eles marquem presença. Que esta ação só aumente a Fé da comunidade onde estão inseridos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *