O retiro anual foi realizado para mais de 500 catequistas das quatro foranias
Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe Ourinhos-SP
“Catequista, Ministérios e Missão Eclesial” foi o tema do Encontro Diocesano de Catequistas 2023 da Diocese de Ourinhos-SP realizado no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. O encontro foi no domingo, dia 24 de setembro, de assessoria do Padre Mauro Negro, Provincial dos Oblatos de São José, e contou com a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo da localidade em questão.
O retiro começou com uma Santa Missa especial às 09h no Santuário presidida pelo Bispo, o Provincial, padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário, e padre Gilberto Moreto, assessor Diocesano da Catequese. Estavam presentes mais de 500 catequistas das quatro foranias: Ourinhos, Ocauçu, Santa Cruz do Rio Pardo e Piraju. Uma celebração da Eucaristia fervorosa com dizeres relacionados à instituição do Ministério dos Catequistas pelo Papa Francisco em 2021 e a importância da presença dos catequistas na sociedade por levar o Evangelho de Deus ao mundo.
Ao fim, o padre Mauro foi o responsável pela palestra de formação para refletir sobre o ministério e a missão do catequista com a utilização do material a partir do encontro de Jesus com Zaqueu, em Lucas 19, 1-10. Uma análise de ver, acolher, aceitar, ajudar e deixar a nossa vida ser transformada pelas mãos do grande Mestre. É ter uma vida pautada pelos valores do Evangelho adquiridos em uma catequese de qualidade. Afinal, ser catequista é contribuir com a formação de novos cristãos no mundo, novos discípulos, novos missionários.
Após este primeiro momento, foi servido um almoço no pátio do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe ao som da Banda do Padre. Em paralelo, estava em atividade, no mesmo local, a Feira das Mulheres Empreendedoras do município e estava aberto para visitação o Memorial do Santuário. Portanto, para ser um retiro de muita segurança, pois havia um número alto de participantes e de leigos em trabalho voluntário, a Diocese contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Depois, os catequistas voltaram para o Santuário, para um momento de continuação de formação com o Provincial dos Oblatos de São José. Mais um período de muito conhecimento e afirmação de que a Catequese é uma irmã da Liturgia e de que não se restringe a fase da infância, é necessário em todos os períodos de nossas vidas.
O retiro foi encerrado em clima de muita alegria, gratidão e Fé. Além de diversão com um sorteio de brindes. “Realizar este encontro no Santuário marca a nova fase que estamos vivendo nesta Paróquia, de muitas atividades ao mesmo tempo, de muita formação e de muito trabalho para Deus. Ver estes catequistas reunidos para aperfeiçoar o belo trabalho de evangelizar crianças e adultos não tem palavras para descrever. E o padre Mauro tem uma didática excepcional, o que faz com que a formação tenha sido enriquecedora para cada catequista participante”, comenta o padre Bennelson.
O desejo é de que a Virgem de Guadalupe proteja cada educador religioso com o seu manto para serem sábios semeadores da Palavra de Deus por onde quer que eles estejam, que eles passem, que eles marquem presença. Que esta ação só aumente a Fé da comunidade onde estão inseridos.