7º CONGRESSO TEOLOGICO E PASTORAL DE SÃO JOSÉ E 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ícone São José Pai na Ternura - Padre Edson Ikeda, OSJ
Ícone São José Pai na Ternura – Padre Edson Ikeda, OSJ

Prezados Oblatos Irmãos, Padres, formandos, Leigos Josefino-Marellianos e Missionários.

A primeira leitura da Liturgia da Palavra deste 32º Domingo do Tempo comum é do Livro da Sabedoria, quando a Sabedoria é personalizada e entendida como a essência do próprio Deus. A isso o Salmo 63(62) expressa o desejo do fiel em encontrar-se com Deus. A sociedade atual não tem como proposta o empenho da procura de Deus, mas de vantagens e lucros. Por isso, Paulo, na leitura da primeira carta aos Tessalonicenses, insiste em afirmar que os nossos olhos, com a luz da esperança, devem estar voltados para o alto. A paixão e morte do Senhor com a sua ressurreição abre para nós a Esperança de um mundo além do que vemos e sentimos. Claro que, para isso tudo, devemos estar com as “lâmpadas acesas”, atentos com os fatos e realidades da vida e da história.

É fácil imaginar José como o homem que tem sua “lâmpada acesa”, prevista com óleo suficiente para enfrentar os desafios e problemas de sua história. São José Marello tinha o olhar voltado para os sentidos da história, tocada pela vontade e providência de Deus. Aprendamos com isso tudo.

Nestes dias aconteceu o 7º Congresso Teológico e Pastoral de São José, em Curitiba. A seção acadêmica aconteceu entre os dias 07 e 09 de novembro, de terça a quinta-feira, e a seção pastoral nos dias 11 e 12 de novembro, sábado e Domingo.

Foram mais de cem os participantes deste Congresso que está em sua sétima edição. Ele é uma promoção da Congregação dos Oblatos de São José, por meio do Centro de Espiritualidade Josefina. Ele aconteceu na Casa da Medalha Milagrosa, no centro histórico de Curitiba, com a presença de OblatosIrmãos, Padres, Irmãs e Leigos Josefino-Marellianos, Educadores e fiéis de nossas Paróquias, inclusive da Paróquia de Colniza MT.

Estivem presentes quase todos os Irmãos e Padres Oblatos, incluindo o Pe. Guido Maria Miglietta, da Cúria Geral dos Oblatos em Roma, e o Pe. Miguel Píscopo, Padre Geral emérito. O atual Superior Geral Pe. Jan Pelczarski enviou uma mensagem e esteve unido a esta atividade. Os temas e abordagens chamaram muito a atenção dos participantes, com temas amplos, tais como São José na Sagrada Escritura, na sua realidade histórica, na Teologia, na Antropologia, na Psicologia e na Educação.

Foram momentos muito importantes e marcantes para a Província. Esta atividade, que deve ter uma periodicidade de três anos, é a única do gênero no Brasil. A Província Nossa Senhora do Rocio está também preparando o Simpósio Internacional de São José, previsto para 2026.

A todos os que que participaram, organizaram e contribuíram com o 7º Congresso Teológico e Pastoral de São José uma enorme gratidão. Continuemos reunidos sob o manto paterno de São José, como nos convida nosso pai fundador, São José Marello.

A todos, Graça e Paz!

Padre Mauro Negro, OSJ
[email protected]
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *