Profissão Perpétua e a Samaritana

Prezados Oblatos, Irmãos, Padres, formandos e Leigos Josefino-Marellianos.

Neste dia 12 de março de 2023 temos a alegria da Profissão Perpétua do Frei Ericson Kasilag Alfante e Frei John Mark Sebuc Comia. Nascidos nas Filipinas e tendo iniciado sua formação naquelas ilhas, eles chegaram ao Brasil em 2019 como missionários estudantes. Aqui estão estudando Teologia desde 2020 e agora professam perpetuamente na Congregação dos Oblatos de São José. Para isso temos o Provincial das Filipinas, Pe. Jayson de Chavez Endaya, que muito nos honra com sua presen-ça e ao qual somos agradecidos pela oferta dos dois jovens religiosos, agora Professos Perpétuos, para a Província brasileira dos Oblatos de São José.

A Profissão Perpétua é a inserção definitiva e decisiva de um batizado em um Instituto religioso. Dando este passo os religiosos têm possibilidades de continuar na sua caminhada formativa, como Irmãos religiosos ou como candidatos ao Ministério Ordenado de Presbíteros. Este caminho está sendo feito pelos jovens Freis Professos Perpétuos. A eles a nossa gratidão e confiança de que a Congrega-ção dos Oblatos de São José continuará servindo à Igreja, à sociedade e às muitas missões que a história nos oferece quotidianamente.

Neste terceiro Domingo da Quaresma vemos Jesus dialogando com a samaritana, que aos pou-cos, mediante a atenção de seu interlocutor e a força de seu caráter, vai chegando a compreender a sua própria realidade. Já afirmava Sócrates que o início da sabedoria é conhecer-se a si mesmo. E São Francisco de Assis afirmou a Frei Leão que a verdadeira alegria é dominar-se a si mesmo. Isso tudo nos leva a um olhar profundo sobre nós mesmos, em busca do sentido que damos à própria vida. É certo que nossas escolhas nos definem, mas não nos obrigam, pois sempre podemos mudar, recriar, trans-formar.

Moisés começou a liderar o êxodo do Egito com mais de 80 anos, como afirmam as Escrituras. Assim que é sempre tempo de começar, recomeçar, recriar. O encontro com o Senhor, como ocorrido com a samaritana, é um caminho seguro para tudo isso.

A todos, Graça e Paz!

Pe. Mauro Negro, OSJ
[email protected]
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *