Vocação profissional: A importância de escolher sua verdadeira profissão

Cada um de nós possui uma vocação profissional. Porém, até encontrá-la você tem um longo caminho a percorrer. Sim, porque não se trata de sentar-se e cruzar os braços à espera de alguém que tire a venda dos seus olhos.

Não espere que, num passe de mágica, você passe a enxergar, em letras garrafais, qual é sua vocação.

Descobrir a vocação profissional está diretamente relacionado com o descobrir-se a si mesmo

Quer saber como percorrer esse caminho na descoberta da vocação profissional? Então, siga conosco e você verá que, apesar de se tratar de algo decisivo para a sua vida, isso pode ser encarado com mais naturalidade.

Além disso, você verá que a vocação profissional determina não apenas a sua carreira profissional como também sua vida pessoal.

É possível ser feliz no trabalho?

Quando o assunto é a escolha da profissão, infelizmente, muitos jovens costumam estabelecer critérios questionáveis. Entre eles – talvez o pior- é querer determinar a vocação profissional vislumbrando altos salários ou cargos elevados. Muitos não consideram seus gostos pessoais e aptidões.

Pode até ser que alguém que tenha escolhido uma profissão por essa perspectiva sinta-se realizado profissionalmente. Pois há quem pense que uma grande remuneração ou o exercício do  “poder” sobre alguns subordinados sejam motivos de felicidade.

Mas, será que essa pessoa realmente sente prazer na realização de sua profissão? Será que ela consegue, de fato, ser feliz com o que escolheu para a sua vida profissional?

Especialistas em carreira afirmam que é possível, sim, ser feliz no trabalho.  E que, mais do que isso, essa deve ser a meta de todo trabalhador.

É claro que todos desejamos ser bem pagos pelo trabalho que desempenhamos. Contudo, você precisa ter em mente que isso é algo que alcançará com o tempo.

Um bom salário é consequência de um bom trabalho desenvolvido. É o reconhecimento do seu esforço e dedicação.

Mas, afinal, o que determina se serei ou não feliz com a minha profissão?

Esse sentimento de felicidade ou de realização profissional, que você encontrará à frente, começa pela escolha da sua verdadeira vocação.

Somos mais felizes quando desempenhamos algo que nos traz satisfação, algo que realmente gostamos de fazer. 

Trago mitos e verdades sobre a vocação profissional 

Existem muitas opiniões quando o assunto é vocação profissional. Seus pais têm uma argumentação, seu tio tem outra, assim como seus professores e cada um dos seus amigos.

Há quem acredite que essa diversidade de pontos de vista é prejudicial quando falamos em trabalho. Por isso, muitos optam por ignorar opiniões alheias. Porém, esse é um mito que precisa ser derrubado.

Opiniões divergentes não significam que essas pessoas, ou parte delas, estejam erradas. E, muito menos, que você deve ignorá-las.

A verdade é que cada um tem uma forma própria de enxergar, a partir das próprias experiências. E quando se trata do universo profissional, isso não é diferente. 

No entanto, as experiências negativas e positivas de outras pessoas podem te ajudar na construção da sua própria opinião.

Por isso, ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial para ampliar sua visão e o seu conhecimento.

Outro mito que precisa ser derrubado é achar que você pode descobrir sua vocação escolhendo-a como em um cardápio.

Sabe quando você vai a um restaurante novo, olha o cardápio e não conhece os pratos? Você sabe que precisa escolher algo para comer. Então, mesmo sem entender direito do que se trata, você se arrisca e decide experimentar um prato que tem um nome diferente. 

Tudo bem fazer isso em um restaurante, mas é impensável quando se trata da sua vocação profissional.

Como já foi dito anteriormente, a vocação profissional está diretamente relacionada com o descobrir-se a si mesmo!

Para acertar sua vocação profissional você precisa levar em conta suas habilidades, seus talentos, seus gostos pessoais. Você precisa conhecer melhor a si mesmo!

Quer uma grande verdade sobre sua vocação profissional?

Pense no exercício da sua profissão como algo que você estará fazendo em benefício do outro, para a sociedade. Por isso, você precisa ter sempre em mente quais são os seus valores e qual é sua missão de vida.

3 thoughts on “Vocação profissional: A importância de escolher sua verdadeira profissão”

  1. cada um de nós temos gostos diferentes um dos outros, porém cada ser consegue executar um trabalho melhor com produção rendimento e isso ocorre quando quem o realiza o faz com empenho dedicação amor e atenção e vales as diversas áreas, seja um bom médico, engenheiro pesquisador operador de máquinas ou um cientista, tudo ocorre quando que realiza um trabalho de sucesso reconhecido e aplaudido pela sociedade quando o executor da função a faz com todo empenho e dedicação possível, e esse sucesso ocorre qual o executor desempenha bem sua função quando a descobre se identifica com ela e assim a realiza com todo amor dedicação empenho e responsabilidade que possui e adquiri pra poder realizar bem o serviço que exerce.

  2. ” só faz bem feito quem quer e deseja e se empenha em fazer bem as coisas, e seu esforço em aprender em fazer bem as coisas o faz capaz e competente em realizar o trabalho que lhe passado, não nos esqueçamos de um dialeto que todos conhecem em nos diz que ninguém nasceu sabendo, e tudo se faz e se realiza por meio do querer em aprender, praticar, testar, e adquirir conhecimento pra que as qualidades e habilidades e talentos de cada pessoa venha ser conhecido e reconhecido pelas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *