Mal o ano começou e nos damos conta que o tempo passa muito rápido. Parece que o dia primeiro de janeiro foi há uma semana. Até mesmo a Quaresma já passou. E ainda há muitas pessoas descontentes, porque a vida ainda não está como gostariam.
Mas São José Marello tem uma mensagem de ânimo e encorajamento para nós:
É verdade que, quando somos tomados pela ira, a razão torna-se fraca e quase impotente, mas se confiarmos em Deus e suplicarmos o seu auxílio levantar-nos-emos prontamente e a razão voltará a ter o comando. Precisamos, porém, evitar de expor-nos ao perigo, e quando estivermos tão perturbados pela paixão, convém fechar a boca e não falar, como faziam os Santos. (…)
Sobretudo, quando estivermos tomados por estes sentimentos de amargura, de desconfiança, de aversão e de despeito, guardemo-nos bem de deixar-nos dominar pela tristeza, que sempre fatal e nociva, mas reconciliemo-nos com Deus e com o próximo, colocando em paz o nosso coração.
Naturalmente, sentimos grande vergonha das nossas faltas, e, depois de alguma queda, quase não nos atrevemos a dirigir-nos a Deus; mas encorajemo-nos! Deus é tão bom! Aquele Jesus que, esquecido das ofensas dos apóstolos trouxe-lhes a paz depois da sua ressurreição, aquela paz celeste que alegra os ânimos e os preenche de santos afetos, trará a sua paz também ao nosso coração humilhado e aflito.
Deus nos dá uma grande prova do seu amor ao chamar-nos de volta para si e oferecer-nos um generoso perdão quando nós, desencorajados e vencidos, sentimo-nos tentados a amarrar a cara para o Senhor, enquanto Ele mesmo teria razão de amarrá-la para nós.
Recorramos também à Virgem Santíssima, que consolou tantas vezes os apóstolos e os santos nos momentos da tentação, a fim de que queira vir consolar o nosso coração e encorajá-lo para o bem. (Dos Escritos e ensinamentos de São José Marello, 06 de abril de 1888)
Desse modo, recorramos também a São José, homem paciente e humilde, dando continuidade à nossa caminhada cristã, sem desanimar, confiantes no Amor e na Paz do Cristo Ressuscitado.
Nossos sinceros votos de Feliz Páscoa!
Equipe do Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana