A Congregação dos Oblatos de São José viveu seu Retiro Provincial em Curitiba-PR

Entre os dias 08 e 12 de janeiro, estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade Madre Clélia Merloni, em Curitiba (PR), os padres e irmãos da Congregação dos Oblatos de São José, para a realização do seu retiro anual.

Oblatos em oração no Retiro Provincial
Oblatos em oração no Retiro Provincial

O retiro foi orientado por Dom Neri José Tondello, bispo da Diocese de Juína (MT). Foram dias de intensa oração. Tudo decorreu em um clima agradável de silêncio e vivência fraterna. Nas suas colocações, o bispo enfatizou a centralidade de Cristo e de seu Evangelho na vivência religiosa, tanto nas casas religiosas particulares, mas também na missão. Tendo em vista a realidade missionária de Dom Neri, suas histórias e partilhas contribuíram muito para que os oblatos refletissem sobre o exercício de seu apostolado, sobretudo, na atenção aos mais necessitados.

Oblatos em oração no Retiro Provincial
Dom Neri José pregando aos Oblatos.

O Provincial da Congregação, Padre Mauro Negro, ressalta a importância do retiro:

“Um retiro prima para que a gente olhe as coisas de um modo diferente. Numa perspectiva diferente, sob um ponto de vista diferente. Dom Neri José é bispo de uma diocese onde o forte não são grandes manifestações devocionais ou encontros eclesiais, ali o forte é a sobrevivência. O forte é ser presença missionária, ser paz em um ambiente de conflito. Ele nos traz uma visão desta realidade que lhe é muito própria.”

Padre Mauro Negro, Provincial da Congregação dos Oblatos de São José
Padre Mauro Negro, Provincial da Congregação dos Oblatos de São José

No dia 11, os Oblatos de São José rezaram uma Missa na Paróquia Bom Jesus do Portão, principalmente, em ação de graças por sua presença missionária no Brasil, bem como fazendo menção ao Servo de Deus Padre José Calvi, suplicando a Deus pela sua canonização.

Oblatos de São José após a Missa na Paróquia Bom Jesus do Portão.

O encontro teve seu encerramento no dia 12, após uma breve assembleia, tratando dos assuntos da Congregação e da Província Nossa Senhora do Rocio. Foram momentos muito edificantes, de comunhão fraterna e aprendizado para todos os padres e religiosos oblatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *