SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, OURINHOS-SP, CELEBRA A FESTA DOS SANTOS ESPOSOS

Festa de data litúrgica que honra o enlace matrimonial de Maria e São José como exemplo aos casais namorados e casados.

Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP

No último dia 23 de janeiro, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, de Ourinhos-SP, celebrou a Festa dos Santos Esposos, às 19h30. Uma data própria do calendário da Congregação dos Oblatos de São José que contempla o amor matrimonial e daqueles casais em preparação rumo ao casamento.

De modo pontual, a Santa Missa foi iniciada com a apresentação dos casais que marcaram presença na Celebração Eucarística, entrando com a equipe litúrgica do dia. Bem como a entrada de um quadro dos Santos Esposos e do símbolo de uma aliança, para representar o enlace do matrimônio.


Imagem dos Santos Esposos que inspiram os casais a viver em santidade. Foto: Pascom Santuário Guadalupe

O padre Geraldo Alvarenga, vigário do Santuário, foi quem presidiu a Santa Missa com muito fervor, conselhos, inspirações e orações para todos os casais. Em momentos oportunos, o padre solicitava aos maridos, esposa, namorados e namoradas que se abraçassem, beijassem e rezassem juntos de mãos dadas para fortalecerem a Fé em Cristo neste dia tão especial.

Padre Geraldo preparou, com a equipe de liturgia, uma Santa Missa que tocou nos corações de quem esteve presente. Foto: Pascom Santuário Guadalupe

Em sua homilia, ressaltou as possíveis maneiras dos parceiros se conhecerem ao longo da vida, uma forma indicativa de relacionamento saudável quando dois se conhecem e percebem que o amor verdadeiro está entre eles, a maneira de tratamento de um para com o outro, dicas e orientações de como manter firme um casamento e tantos outros ensinamentos. Um lindo sermão baseado nos aprendizados de Jesus Cristo, principalmente na vida a dois de Maria e José.

“Viver o casamento é fazer o outro feliz, é buscar por um relacionamento saudável em base ao que Deus nos ensina para uma vida a dois. É preciso orar e ter muita Fé para honrar a vocação matrimonial, é entender a importância de alguns sacrifícios pelo seu casamento. Fico feliz em ver vários casais empenhados em manter vivo nos corações a chama do amor e o amor de Deus em primeiro lugar no relacionamento”, comenta padre Geraldo Alvarenga.

Entrada dos casais com a equipe de celebração. Foto: Pascom Santuário Guadalupe

Ao fim, no pós-Comunhão, o padre proporcionou uma benção especial aos casais com águe benta. Agradecendo pelo dom da vida e pela existência dos casais, e pediu a intercessão de São José e Nossa Senhora para todos terem as condições necessárias para prosseguir a vida na vocação matrimonial e serem testemunhas de relacionamento respeitoso.

Benção especiais aos casais presentes. Foto: Pascom Santuário Guadalupe

Festa dos Santos Esposos

Uma festa Oblata que honra a união de José e Maria. Afinal, a Igreja Católica reconhece a união do casal como o maior exemplo, um exemplo supremo, de casamento, sendo os padroeiros dos casais. Sendo assim, relembra a importância da vida em matrimônio para inspirar os fiéis a buscarem santidade na vida conjugal com amor, fidelidade e serviço a Deus.

Entretanto, é uma festa que caiu em desuso aos poucos e foi removido do calendário litúrgico em 1961. Porém, a Congregação dos Oblatos de São José foi quem manifestou interesse em continuar esta tradição, de preservar a data litúrgica. Assim, em 1989, a Festa dos Santos Esposos foi reintegrada no calendário próprio OSJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *