UNGIDO PARA PARTICIPAR DO SACERDÓCIO DE CRISTO: LUCAS RAUL DE FARIA, OSJ, É ORDENADO PRESBÍTERO.

Por: Luan Carlos Viégas e Charles da Silva, Postulantes dos Oblatos de São José.

Vos darei pastores conforme o meu coração (Jr 3, 15) é o lema da ordenação presbiteral do
neossacerdote Lucas Raul de Faria, OSJ.

No dia 03 de fevereiro de 2024, sábado, às 17h, na Capela São José Marello, a Igreja Católica e a Congregação dos Oblatos de São José se alegraram pela ordenação presbiteral de Lucas Raul de Faria, OSJ.

Ordenado presbítero perante a comunidade, familiares e amigos, entregou e entrega cotidianamente a sua vida ao Senhor e Sua missão, se confiando na Graça divina que opera naqueles que aceitam o Seu chamado.
A missa solene de ordenação presbiteral foi presidida pelo bispo da Diocese de Apucarana-PR, Dom Carlos José de Oliveira.

Dom Carlos José no momento da homilia

Em sua homilia, o Bispo citou o modelo do Bom Pastor que cuida sem cessar as ovelhas que lhes são confiadas. Trouxe também presente um pensamento de São José Marello, que diz: “Tu, ó José, que depois da Bendita Virgem, foste o primeiro a estreitar ao peito Jesus Redentor, sê o nosso modelo em nosso ministério que, como o teu, é um ministério de relação íntima com o Verbo Divino. (L 35).” Na figura de São José, que possui uma relação intima com o Verbo Divino, o novo presbítero deve manter seu olhar para buscar a cada dia uma maior intimidade com o Cristo. Como exemplo de fé no ministério ordenado, o Bispo ao fim celebração, pediu ao neossacerdote, que o abençoasse.

Padre Lucas abençoando Dom Carlos José

Como homem novo, o neossacerdote possui a missão, a obrigação e o dever de ensinar, de santificar e de reger os fiéis, por meio da liturgia, ao reino dos céus.

Em entrevista sobre a sua vida e vocação o Padre Lucas disse:

“O lema que escolhi para a minha ordenação presbiteral é tirado do livro de Jeremias capítulo 3, versículo 15, que diz: ‘vos darei pastores conforme o meu coração’.
Essa é uma promessa que o Senhor faz a Israel. A imagem do pastor é utilizada durante todo Antigo Testamento para designar e/ou representar qual é o papel que a liderança de Israel deve ter em relação a seu povo, que não é de dominação, mas de cuidado, a exemplo de Deus que cuida do seu povo. Jesus, no Novo Testamento, é apresentado como o bom pastor, é ele quem de fato cuida a ponto de dar a vida por suas ovelhas. Essa missão do cuidado é tarefa do Padre. O Padre é aquele que deve ajudar e animar a comunidade, para que a mesma, ciente dos seus carismas, dos dons, das suas potencialidades, possa caminhar todos os dias em direção a santidade. Essa é a missão do Padre. Por isso escolhi esse lema, ‘Vos darei pastores conforme o meu coração’, para que eu seja um pastor conforme o coração do Senhor, isto é, um pastor que cuida e zela para que o povo possa crescer e ser aquilo que Deus quer.”

O Padre ainda acrescentou;

“Eu entrei no seminário em 2013, portanto são 11 anos de formação. Nestes 11 anos a congregação dos Oblatos de São José me ofereceu um caminho formativo sólido pelo qual pude compreender qual a identidade, a espiritualidade e a missão do Padre, particularmente do Padre religioso consagrado. Para o meu futuro espero ser fiel a tudo isso que recebi. Que eu possa ser primeiro um homem de comunhão com Deus e depois de comunhão com o povo de Deus, podendo assim crescer na escuta da palavra de Deus, no anúncio da palavra de Deus e na administração dos sacramentos para fortalecer o povo de Deus na caminhada de fé.”

Convidado a deixar uma mensagem aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, o diácono Lucas dirigiu a seguinte mensagem;
“Aos jovens que sentem o chamado para a vida sacerdotal, afirmo, não tenham medo, porque o Senhor não nos decepciona nunca.”

Padre Lucas em sua primeira presidência da Celebração Eucarística

No dia 04 de fevereiro de 2024, domingo, às 8h, na Capela São José Marello, o Padre Lucas, presidiu a missa na presença numerosa de seus confrades, familiares, amigos e pessoas conhecidas. Para alguns, o fim de um ciclo e início de outro, para o Padre é o início de um ministério de amor e doação.

Pela ocasião da ordenação do Diácono Lucas, o Padre Jan Pelczarski, OSJ, superior geral, envio uma carta saudando o novo presbítero da congregação. Na carta o superior enfatiza que:
“O Sacramento da Ordem que recebe torna-o participante da própria missão de Cristo. Você é chamado a espalhar a semente da Palavra, a dispensar a misericórdia divina e a alimentar os fiéis na mesa do Corpo e do Sangue de Cristo.
[…]
Por outras palavras, para dar frutos abundantes no ministério sacerdotal, deixe que Deus esteja no centro da sua vida e permaneça em íntima união com Ele através da oração. Só aqueles que são transformados pela presença de Deus podem tornar-se verdadeiros apóstolos da evangelização, porque ninguém pode partilhar com os outros aquilo que não tem no seu coração.”

Padre Lucas Raul de Faria, OSJ


Que o Padre Lucas encontre em Jesus Cristo o modelo de serviço e veja o povo de Deus como rebanho que o Senhor mesmo o confia. Rezemos pela sua vida, vocação e ministério.

Por Luan Carlos Viégas e Charles da Silva
Postulantes dos Oblatos de São José

1 thought on “UNGIDO PARA PARTICIPAR DO SACERDÓCIO DE CRISTO: LUCAS RAUL DE FARIA, OSJ, É ORDENADO PRESBÍTERO.”

  1. É uma alegria ver como o Senhor agiu em sua vida. Como o chamou e como o senhor respondeu, aceitando a missão que Ele lhe deu. Parabéns, querido Padre Lucas! Que o Senhor o abençoe, o ilumine e o mantenha alegre, feliz e cheio do Espírito Santo, para que possa cumprir com a missão que assumiu! Grande e fraterno abraço ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *