A coroação de 2022 entrou para a história do Santuário de Nossa de Guadalupe em Ourinhos (SP)

Para a realização da coroação, crianças, adolescentes e jovens se uniram em belíssimas apresentações.

Coordenação Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos (SP) – Juliana Neves

Dezembro mal começou e já proporcionou tantas emoções para a comunidade da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos-SP. O motivo é que foi iniciada no dia 3 a Novena em honra à esta titulação da Virgem Maria, e finalizada no dia 11 com uma linda coroação. Do jeitinho que a nossa mãe merece!

A Santa Missa do nono dia foi presidida pelo padre Mauro Negro, Provincial dos Oblatos de São José (OSJ), Curitiba-PR, e ao seu lado estavam presentes o padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário ourinhense, padre Geraldo Alvarenga, vigário do Santuário, padre Marcelo Ocanha e padre Valdinei Pini. Todos são OSJ.

Da esquerda para a direita: Padre Bennelson, Padre Valdinei, Padre Mauro, Padre Geraldo e Padre Marcelo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Como de costume desde o primeiro dia da Novena, após o Ato Penitencial, o padre presidente do dia juntamente com a assembleia orou uma Saudação Mariana e Invocações à Guadalupe. Em seguida, como ritual tradicional de uma Missa, vieram as leituras, o salmo, aclamação ao Evangelho e Homília.

No momento do Ofertório, entraram 12 flores como homenagem à Virgem Maria e seus padrinhos e madrinhas, pessoas que receberam um envelope para doarem a quantia que desejassem para ajudar a Igreja. Em troca, receberam um singelo presente, uma lembrancinha: um pacotezinho de bolachas amanteigadas da nossa Padaria Comunitária.

Depois, foi feita a Consagração e após a Comunhão é que a emoção tomou conta de todos que estavam presentes. Afinal, foi o momento que começamos as apresentações para a Coroação de Guadalupe.

O ato inicial foi uma dança com algumas jovens e um casal representando José e Maria com uma linda criança de colo como se fosse o Menino Jesus. O auge da dança foi a passagem de tempo para Jesus: de bebê para uma criança que já compreendia as palavras de Deus e buscava viver em cada detalhe de sua vida.

Representação de José, Maria e Jesus Cristo em duas fases: bebê e criança. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Sem intervalos, uma jovem começou a narrar uma história relacionada ao tempo de pandemia da Covid-19. Foi a vez dos jovens do grupo Os Garimpeiros e do Mini TLC entrarem em cena para retratar o quanto este período ainda é angustiante para todos. Porém, a mensagem central é de que Guadalupe sempre esteve conosco e jamais nos abandonará, nos aceita como filhos e nos leva até Jesus Cristo. Bem como nos ensina o caminho da salvação: a oração.

Jovens e Ministros da Palavra na encenação dos grupos Os Garimpeiros e Mini TLC. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Mas as apresentações não param por aí! Ao fim da encenação, o Colégio Bagozzi Ourinhos realizou uma dança e depois vieram as nossas crianças e adolescentes da Catequese e da pastoral dos Coroinhas e Acólitos para proporcionar as primeiras batidas fortes dos nossos corações para o grande momento.

Logo atrás, vieram as crianças menores, os anjinhos com a coroa de Guadalupe. Vale ressaltar que a coroa é a original desde o dia que recebeu a titulação de Rainha Eterna e Efetiva de Ourinhos há 61 anos.

Anjinhos e a coroa de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

O padre Bennelson estimulou que todos cantassem a canção de coroação e levou até a imagem de Guadalupe uma pequenina anjinha, criança escolhida para coroar. Com muita simplicidade e cuidado, a Laurinha, criança presente em todas as atividades da Igreja e irmã de uma das Coroinhas, corou Nossa Senhora de Guadalupe. A situação auge da noite que fez muitas lágrimas escorrem pelos olhos das pessoas presentes nesta grande noite.

Coroação pelas mãos delicadas da nossa pequena Laurinha. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

Coroação pelas mãos delicadas da nossa pequena Laurinha. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

O padre Mauro Negro afirmou ter sido “um momento simples, criativo e surpreendente que tocou em nossos corações em diferentes ângulos. Foi algo muito bonito, cheio de significados e espiritualmente elevado”.

E o nosso pároco comenta que “estou muito feliz com o resultado do trabalho da união das nossas lideranças. Mostramos nossos jovens e crianças em ação com o lindo objetivo de deixar na história do Santuário esta Coroação de 2022. Foi mais que especial e, assim, inicia uma nova fase em nossa Igreja”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *