O produto audiovisual retrata as aparições de Guadalupe ao índio Juan Diego, que solicita a construção de uma Igreja em seu santo nome
Coordenação da Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos (SP)-Juliana Neves
Dezembro é sinônimo de animação, alegria, fé e muita oração para o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos-SP. Bem como a comunidade espera por alguma novidade diferentona do que foi realizado no ano anterior. Por isso, a informação fresquinha é o curta metragem “Senhora da América Latina”. Uma equipe do Santuário gravou cenas da aparição da Virgem Maria para Juan Diego, no México.
A ideia surgiu durante uma reunião de CPP (Conselho Pastoral Paroquial). O objetivo inicial era selecionar algumas crianças e adolescentes da Catequese e Crisma para serem os atores da pequena produção. Entretanto, Guadalupe guiou toda a produção para outro caminho e tudo foi produzido pelos adultos e dois adolescentes.
Os responsáveis pela direção foram Miguel Neves (leigo participante da Pastoral do Batismo, Ministros da Palavra e da Comunicação) e Rôsangela Gardim (coordenadora da Catequese/Crisma). Mas a equipe foi composta por mais pessoas, como Juliana Neves (coordenadora dos Ministros da Palavra, Liturgia, Comunicação e da Acolhida), Reginaldo Alves Moreira (integrante dos Ministros da Palavra), Cláudia Pires e Diarlen Barbosa.
A divisão de tarefas foi desta maneira: direção de responsabilidade de Miguel Neves e Rôsangela Gardim; assistência de produção por Miguel Neves, Reginaldo Alves Moreira, Diarlen Neves e Cláudia Pires; edição de texto e gravações por Juliana Neves; a edição do curta foi de responsabilidade do Centro Universitário de Ourinhos (Unifio); e as músicas instrumentais de autoria de Ismael Cortese, músico ourinhense. Vale ressaltar, que ao fim do produto audiovisual a trilha sonora é “Mãe do Céu Morena”, canção da produtora Paulinas que recebemos a autorização de uso no curta.
Os atores foram Mariah Pires como Guadalupe, José Neves Barbosa como Juan Diego, João Batista Pereira como Ruan Bernadino, Ramon Cantarin e Isadora Pires como ajudantes do Bispo, Reginaldo Alves Moreira como médico, Miguel Neves como o Bispo e Alan Santana, Matheus Santana, Cláudia Pires e Larissa Cavalcante como figurantes.
A maioria dos que participaram deste projeto são leigos participantes assiduamente em nosso Santuário. Por fim, mas não menos importante, em cada etapa das gravações a equipe recebeu a direção espiritual do padre Bennelson da Silva Barbosa, o pároco, padre Geraldo Alvarenga e padre João Cerutti, os vigários do Santuário.
Todas as gravações foram realizadas no mês de outubro aos domingos, tendo como cenário o próprio Seminário Nossa Senhora de Guadalupe e seus ambientes externos. O resultado a comunidade e você, caro leitor, poderão conferir no dia 12 de dezembro, às 18h, no canal do Youtube: Santuário Guadalupe Ourinhos-SP.