CORAL DE 65 VOZES SE APRESENTA NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, OURINHOS-SP, NA VIGÍLIA PASCAL

Uma homenagem aos 65 anos de Paróquia no Santuário em um dia que recorda-se a ressureição de Jesus Cristo

Juliana Neves – Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP

A última semana vivenciada pelos católicos foi a mais importante do ano inteiro, a Semana Santa. Em cada dia, a celebração tem um tema específico e nos remete às lembranças dos últimos dias de Jesus Cristo antes da sua morte na cruz. E se enganou quem acreditava que o Sábado Santo, a Vigília Pascal, seria mais uma Missa simples e aconchegante no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Ourinhos, São Paulo.

A Santa Missa foi iniciada às 19h, na praça em frente ao Santuário, para que houvesse a benção do fogo, os cortes do Círio Pascal e um momento de reflexão e de silêncio para ouvir o que Deus tem para nos falar. Lá estavam toda a assembleia e enorme equipe de celebração. Eram oito leituras e sete salmos realizados pelos Ministros da Palavra e pelo Ministério da Música, além da presença completa dos Ministros da Eucaristia e os Coroinhas e Acólitos.

Benção do fogo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.
Benção do fogo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe.

O povo entrou no Santuário ao som da explanação da frase “Eis a luz de Cristo” pelo padre pároco Bennelson da Silva Barbosa. Ainda com as luzes apagadas, o padre cantou a Proclamação da Páscoa. Momento em que a espiritualidade foi alimentada com o uso de velas e o cântico entoado cheio de fé: “Noite mil vezes feliz”.

Logo depois, iniciou a sequência de leituras e salmos, com o Hino de Louvor no meio aclamado com sinos tocados pelos coroinhas. Afinal, foi uma noite de muita alegria. Não teve homília e a Missa foi direto para a benção da água. A equipe de liturgia produziu um belo poço onde o Círio foi mergulhado.

Ornamentação preparada pela equipe de Liturgia para este momento tão importante do Sábado Santo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.
Ornamentação preparada pela equipe de Liturgia para este momento tão importante do Sábado Santo. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.

Em seguida, a Liturgia Eucarística e a surpresa foi apresentada no pós-comunhão. Neste ano, o Santuário completa de 65 anos de Paróquia no dia 27 de abril. Portanto, o que o pároco preparou para a comunidade estava relacionada com este aniversário.

Durante uma leitura de um texto de agradecimento por todos que fizeram e fazem história naquela Igreja, 65 pessoas se aglomeraram no presbitério para a apresentação de um coral. A música tem o foco completo em Jesus Cristo, explica que tudo é dEle e por Ele, a Glória é para Ele.

O coral de 65 vozes formados por leigos da comunidade. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.
O coral de 65 vozes formados por leigos da comunidade. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.

Quase ao fim da apresentação, um rapaz da comunidade entra pelo corredor central vestido de Jesus e recebe das mãos da garota que representou a Virgem de Guadalupe uma placa com o escrito 65. Uma forma de demonstração do presente que a comunidade deu para o Cristo Ressuscitado. Não teve quem não se emocionou!

Representação de Jesus e Maria, no título de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.
Representação de Jesus e Maria, no título de Guadalupe. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.

“A ideia do coral sempre foi para emocionar, de tocar no profundo de cada pessoa. A música foi escolhida com muito critério e, ao fim, tudo deu certo. A apresentação foi maravilhosa e valeu muito a pena”, diz o pároco Bennelson.

Keyla Silva, leiga que participou do coral, comenta “que eu não esperava que ficaria um show tão lindo como foi. São pessoas que não sabem cantar, não tem o dom. Mas naquele instante Deus aperfeiçoou cada um e a mistura das vozes é inexplicável. Um dia que jamais esquecerei e, com toda certeza, participarei de outras oportunidades”.

Baile de Aleluia. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.
Baile de Aleluia. Foto: Pascom Santuário Guadalupe Ourinhos.

E ainda, ao fim da Missa, o povo de Deus se reuniu no Salão de Festas para o Baile de Aleluia. Com um Dj animando, as pessoas puderam compartilhar entre si de comes e bebes e dançarem até dizer chega. A ressurreição de Jesus Cristo foi muito mais do que celebrada, foi recheada de amor e alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *