Pe. Mauro Negro, OSJ e seu conselho composto pelos padres José Antônio Bertolin (vigário provincial), Antônio Luiz de Oliveira, Sérgio José de Sousa e Ir. Leandro Scapini, tomam posse na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Curitiba (PR).
Na celebração Eucarística do dia 8 de março de 2022, às 19h, na paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, em Curitiba (PR), aconteceu a posse do Provincial, Pe. Mauro Negro, OSJ, e seu Conselho, composto pelos padres, José Antônio Bertolin, Antônio Luiz de Oliveira, Sérgio José de Sousa e irmão Leandro Scapini. Essa nova configuração do governo da Província Nossa Senhora do Rocio terá o mandato até 2025. Estiveram presentes na celebração os padres e irmãos Oblatos, leigos josefino-marellianos, paroquianos e educadores.
Em sua homilia, que se tratou, praticamente, de um “discurso programático”, o Pe. Mauro Negro afirmou que o provincialato se trata de um ministério que deve ser caracterizado pela paternidade exercida através do cuidado, acolhida, correção e estímulo em relação aos confrades. Disse que as polarizações precisam ser enfrentadas, a cultura do cuidado deve ser estimulada, que decisões são necessárias e que mudanças precisam ser empreendidas. Estabeleceu como prioridade o cultivo vocacional e pediu que a pastoral paroquial oblata contribua com as igrejas particulares de maneira específica. Definiu a Rede OSJ como uma “obra admirável” do Centenário e alertou para que a educação seja encarada como construção de pessoas, não apenas de lugares. Pediu que os confrades amem a Congregação, pois ela “é nossa família”. Conclamou os irmãos e padres à comunhão e ao trabalho pelo bem do nosso Carisma. Por fim, agradeceu o Pe. Antônio Ramos de Moura Neto, que esteve à frente da província por quatro mandatos, deixando contribuições importantes, junto dos esforços dos demais confrades, cuja decisão e perseverança é um sinal de Fé e de Esperança. Finalizou pedindo a São José, com as palavras do Pai Fundador: “Indica-nos o caminho, sustenta-nos a cada passo e conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos”.
Pe. Mauro Negro é natural de São Paulo (SP). Já exerceu os cargos de vigário paroquial, pároco, formador, conselheiro provincial e outras lideranças, seja na Congregação como na Arquidiocese de São Paulo, mas especialmente em relação aos leigos josefino-marellianos. É biblista e, até a sua nomeação, lecionava na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Faculdade São Bento; ocupava a função de administrador paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Loreto.
Frei Lucas Raul de Faria, OSJ
Animador Vocacional da Província
Pe Mauro, querido mestre de nossas almas!
Que todo seu amor e entrega aos desígnios de Deus para sua vida sejam abundantemente frutuosos em seu ministério e missão. Que continue a educar-nos, e ainda a muitos outros mais, a sermos mais de Deus, pelas suas palavras e testemunho. Seja feliz em sua nova casa e missão. Grande abraço fraterno.
(Obrigada Frei Lucas por compartilhar conosco esse momento tão importante na Congregação dos Oblatos de São José)