3 características do Carisma Oblatos de São José que você precisa conhecer

O Carisma de uma Congregação Religiosa é a sua identidade. Portanto, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, o Carisma deve ser vivido por todos os membros dessa família religiosa para a edificação da Igreja. Com o Carisma Oblatos de São José não é diferente.

O Carisma Oblatos é cuidar dos interesses de Jesus e de Sua Igreja tendo como modelo São José, pai adotivo de Jesus. Primeiramente, vamos compreender melhor o que é a vida religiosa.

A alguns o Senhor chama à vocação ao sacerdócio. E dentre estes, Ele faz um chamado ainda mais específico: a vida religiosa.

O Catecismo da Igreja relata que a vida religiosa nasceu no Oriente, já nos primeiros séculos do cristianismo. Dentro disso, se caracteriza “pela profissão pública dos conselhos evangélicos, pela vida fraterna em comum e pelo testemunho da união de Cristo com a Igreja” (CIC, 925).

Logo, como parte do mistério do corpo místico de Cristo, a vida religiosa é um “dom que a Igreja recebe do seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos evangélicos” (CIC, 926).

Uma vocação à exemplo de São José

A Congregação dos Oblatos de São José foi fundada por São José Marello em 14 de março de 1878, em Asti, no norte da Itália.

Pe. Marello, preocupado com o abandono em que viviam os jovens de seu tempo, reuniu um pequeno grupo de quatro pessoas dispostas a dedicar suas vidas pela educação cristã da juventude.  Assim, logo nos anos seguintes, muitos outros juntaram-se à sua obra.

São José Marello, buscou inspiração na pessoa de São José, que recebeu de Deus a missão de ser pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, para fundar uma nova Congregação na Igreja.

Marello, via São José como modelo de perfeição cristã, pois ele cuidou, educou e protegeu Jesus. Assim, por inspiração do Espírito Santo de Deus, nascia o Carisma dos Oblatos.

Em 1889, José Marello tornou-se bispo da Diocese de Ácqüi (na Itália). Ele faleceu em 1895, aos 50 anos de idade. No entanto, o seu legado à Igreja de Cristo, a família Josefina – como os Oblatos de São José também são chamados – continuou a crescer e a se espalhar mundo afora, dando frutos de conversão à Igreja de Cristo.

Sendo assim, aquela obra que começou com 4 pessoas, hoje soma cerca de 500 religiosos. Os Oblatos de São José vivem seu carisma na Itália, na Polônia, na Espanha, na Índia, nas Filipinas, no Brasil, na Bolívia, no Peru, no México, nos Estados Unidos, na Nigéria, no Moçambique, em El Salvador, na Austrália e na Indonésia.

Nesta Terra de Santa Cruz, os Josefinos chegaram em 1919. Vieram à convite do então Bispo de Curitiba – PR, Dom João Braga. Em primeiro lugar, iniciaram seu apostolado em Paranaguá, atendendo todo o litoral paranaense. Hoje estão presentes em numerosas cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

3 características do Carisma Oblatos de São José

Como dito acima, cada Instituto Religioso ou Congregação possui seu próprio carisma. Este, trata-se de características próprias, bem específicas, que determinam como os seus religiosos devem seguir a Jesus Cristo. 

Dese modo, o Carisma nascido a partir de uma experiência do Espírito Santo, parte inicialmente da espiritualidade vivida pelo fundador da Congregação. 

O Carisma dos Oblatos de São José possui 3 características. Vamos conhecê-las!

1. Escondidos em Jesus Cristo

A expressão “escondidos em Cristo” significa que os Oblatos de São José procuram viver no Coração de Cristo, amando-O e crescendo na amizade com Ele dia após dia, totalmente entregues à Sua vontade.

Assim, esse viver em Cristo é uma profunda graça santificante para cada religioso que escolheu viver sua vocação servindo a Igreja a partir do Carisma dos Oblatos de São José.

2. Em vista dos interesses de Jesus

Como o Bom Pastor, Jesus passou por este mundo cuidando de Suas ovelhas. Logo, os Seus interesses sempre foram cuidar do povo de Deus, apontando a eles vida eterna.

Hoje, os Oblatos de São José se dedicam a cuidar desses interesses de Jesus, ou seja, a Sua Igreja. Ou seja, escondidos em Cristo é que os Josefinos cuidam dos interesses de Jesus.

3. Propagando a devoção a São José

Os religiosos da Congregação Oblatos de São José se dedicam também à propagação da devoção a São José, que além de pai e esposo de Maria é patrono da Igreja.

Então, de São José, os Josefinos procuram imitar, na vida e no apostolado, as suas virtudes:  o silêncio, o amor ao trabalho, a prática da justiça, a confiança ilimitada na Providência Divina, a devoção à Maria, a dedicação aos interesses de Jesus.

2 thoughts on “3 características do Carisma Oblatos de São José que você precisa conhecer”

  1. Durante os 7 anos que vivenciei o carisma oblato, cresci como pessoa e cristão.
    O modelo de vida idealizado pelo fundador faz com que a devocao a são José seja difundida com clareza e simplicidade. Viver o modelo de vida Josefina é ser agraciado com umas das mais bela espiritualidade cristã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *