Conheça o apostolado da Congregação dos Oblatos de São José

O apostolado da Congregação Oblatos de São José, assim como toda congregação religiosa é uma missão, recebida por Deus. Sendo assim, esse apostolado deve ser exercido pelos membros da congregação, ou seja, pelos religiosos e sacerdotes. Logo, é exercido a partir da vivência do carisma de cada congregação.

É o fundador que, por meio de sua experiência de fé, recebe de Deus a inspiração para definir qual é o apostolado que a congregação deve assumir.

Na Congregação Oblatos de São José a missão dada por Deus é a formação educacional cristã de crianças e jovens. Além disso, o cuidado com os mais pobres, oferecendo abrigo e dando assistência a idosos e aos marginalizados pela sociedade.  

A Congregação Oblatos de São José conduz esse apostolado a partir do seu Carisma: trabalhar e servir a Deus na pessoa dos irmãos, tendo como modelo São José – o pai adotivo de Jesus.  

Como começou o apostolado da Congregação Oblatos de São José

Por meio do seu apostolado a Congregação Oblatos de São José propaga o Reino de Deus entre nós.

Fundada em 14 de março de 1878 pelo Pe. José Marello, na Itália, os Oblatos de São José são também conhecidos como Josefinos. Possuem esse nome porque é seguindo o exemplo de São José – que com amor cuidou de Jesus – que eles cuidam dos interesses de Jesus, ou seja, do Seu povo, da Sua Igreja.

Na sua época, Pe. Marello sempre se preocupou com o abandono em que viviam os jovens. Portanto, inquieto, buscou em Deus o que poderia fazer para transformar essa realidade.

Foi então que, por inspiração Divina, ele reuniu um pequeno grupo, formado por quatro pessoas, que passaram a dedicar suas vidas na educação cristã da juventude. Então, desempenhavam esse trabalho da maneira como Deus lhes conduzia: trabalhando como professores nas escolas dos municípios, acolhendo jovens em casas específicas e como catequistas nas paróquias.

Aos poucos esse grupo foi crescendo e, mesmo depois do fundador partir para junto de Deus, essa obra continuou a se expandir.

Um apostolado que ultrapassou fronteiras

Atualmente mais de 500 membros, entre sacerdotes e religiosos, levam adiante o apostolado da Congregação Oblatos de São José.

Além da Itália, os Josefinos chegaram a outros países: Polônia, Espanha, Índia, Filipinas, Estados Unidos, Nigéria, Moçambique, México, Peru, Bolívia, Austrália, El Salvador, Indonésia e Brasil, onde desembarcaram em 1919.

O primeiro campo de apostolado da Congregação dos Oblatos em terras brasileiras foi estabelecido em Paranaguá, litoral paranaense. Com afinco, dedicaram-se à evangelização e promoção da juventude. Primeiramente, trabalharam com uma gráfica, com a catequese e deram apoio à Igreja local, de maneira especial com os jovens.

Não demorou para que o apostolado da Congregação dos Oblatos de São José se expandisse pelo Brasil. Na década de 40, fundaram em Apucarana – PR o colégio São José, e nos anos 50 o Colégio Bagozzi, em Curitiba – PR, cidade que também abriga a Faculdade Bagozzi, criada em 2002.

Hoje, a Congregação dos Oblatos está presente em diversas cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

“O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis” (Mt 25,40)

A preocupação social sempre foi parte do apostolado Josefino. Portanto, no Brasil, a Congregação tem investido recursos financeiros e humanos na manutenção de espaços voltados para pessoas necessitadas.

Além do Abrigo do Menor, dois trabalhos merecem destaque: o Centro Social Marello e o Centro Infantil Menino de Nazaré, todos em Curitiba.

Fundado em 1995, o Centro Social Marello atende e faz o acompanhamento educacional e social de jovens entre 12 e 17 anos que vivem em situação de violência doméstica e vulnerabilidade, cujas famílias são de baixa renda.

O espaço desenvolve atividades para cerca de 130 adolescentes e jovens, em dois turnos, de manhã e à tarde. O trabalho é desenvolvimento através de oficinas, como formações humanas, violão, teclado, bateria, canto, dança, teatro, reforço escolar, artesanato e catequese. Além disso, os jovens recebem alimentação: café da manhã, almoço e café da tarde. São jovens que antes eram vulneráveis à marginalidade, mas que agora são amparados pela educação e possuem mais chances de mudar a própria história.

Em 2009, já colhendo os frutos desse trabalho de prevenção, o Centro ampliou seu atendimento. Crianças a partir 6 anos também passaram a ter a oportunidade de um futuro melhor.

2 thoughts on “Conheça o apostolado da Congregação dos Oblatos de São José”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *