Quem são os Oblatos de São José?

Um coração que recebeu um chamado vocacional ao sacerdócio ou à vida religiosa sabe o que é sentir um incessante ardor. Desse modo, a necessidade de dar sua vida a Deus, e em favor dos irmãos, acompanha os passos dos Oblatos de São José onde quer estejam.

É a vivência desse amor ardoroso que se experimenta e se reforça constantemente na Congregação centenária.

São José Marello, nosso fundador, inspirou-se na figura de São José. O esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, foi a inspiração para criar uma nova Ordem Religiosa. Assim, como São José, que cuidou, educou e protegeu Jesus, nós, Oblatos, também cuidamos dos interesses do Filho de Deus e do Seu único amor – a Igreja.

Portanto, vamos conhecer um pouco desta história de fé!

Oblatos de São José: 100 anos de vocação

Em 14 de março de 1878, na Itália, nascia a Congregação dos Oblatos de São José.

Aos 34 anos de idade, o sacerdote José Marello realizava um sonho, ou, antes, um desejo que o próprio Deus plantou no seu coração: criar uma congregação religiosa que viva à exemplo de São José. Homem simples e humilde, que na função de pai e educador de Jesus, dedicou-se totalmente à causa do Reino de Deus. 

Portanto, o propósito da Congregação dos Oblatos de São José é educar a juventude de forma integral. Desse modo, levando a mensagem salvadora e libertadora de Cristo a todos os povos. Além disso, almeja tornar São José mais conhecido, amado e imitado. 

Foi também se dedicando aos marginalizados e dando abrigo aos idosos que os Oblatos de São José fizeram a diferença no mundo e cuidaram dos interesses de Jesus no final do século XIX. 

Ao longo dos anos, mais jovens foram, aos poucos, aderindo aos desafios do nosso fundador. Hoje, os Oblatos de São José estão presentes em vários continentes. 

Mais de 500 membros fazem parte da Congregação em suas casas religiosas no Brasil, Itália, Polônia, Espanha, Índia, Filipinas, Estados Unidos, Nigéria, Moçambique, México, Peru, Bolívia, El Salvador, Austrália e Indonésia. 

Desse modo, somos responsáveis por mais de 1 milhão de pessoas em suas paróquias mundo à fora. Além disso, cuidamos da educação de mais de 30 mil jovens nas nossas escolas. 

Escondidos em Cristo

 “Portanto, se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus; aspirai às coisas do alto, não às terrenas. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida em Cristo, com Deus” (Cl 3,1-3).

Apenas escondido em Cristo podemos cuidar dos Seus interesses – essa é a espiritualidade dos Oblatos de São José. 

Escondidos em Cristo cuidamos da Sua Igreja! 

E, você, jovem, já definiu sua vocação? É chamado à vida religiosa? Venha ser um Oblato de São José e cuidar dos interesses de Jesus!

1 thought on “Quem são os Oblatos de São José?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *